Também conhecida como úlcera venosa, a úlcera varicosa se refere a uma ferida que surge nas pernas, na região do tornozelo. Ela abre em decorrência da má circulação sanguínea no local, ou seja, a dificuldade do sangue das pernas em voltar para o coração. Esse é considerado o estágio mais grave da insuficiência venosa crônica e normalmente acomete pacientes idosos.
Antes de aparecer a ferida, a região apresenta alterações na pele, como o escurecimento, inflamação e endurecimento. Quando surge, a lesão pode ter bordas inchadas e vermelhas, além de dor, sensação de queimação e sensibilidade ao toque.
Em casos de infecção da ferida, o paciente costuma apresentar febre, secreção purulenta e mau cheiro no local.
A condição deve ser tratada por um angiologista, médico especialista em questões relacionadas à circulação sanguínea, capacitado para diagnosticar e tratar a condição.
O tratamento correto pode ajudar a cicatrizar a lesão e prevenir o aparecimento de outras. Ele deve contar tanto com medidas para cuidar da ferida quanto para melhorar o fluxo sanguíneo.
A compressão é uma das principais ferramentas para o manejo da úlcera venosa: ela pode acontecer por meio de meias elásticas ou de outros tipos de curativos, como a Bota de Unna. Medicamentos para aliviar a dor, melhorar a circulação e antimicrobianos também podem ser indicados.
Além disso, o paciente deve, segundo orientação médica, mudar seu estilo de vida, praticando exercícios físicos no dia a dia e elevando os membros inferiores acima do coração quando necessário.
Casos mais graves podem necessitar de cirurgia de desbridamento ou para correção das varizes.
É importante não utilizar receitas caseiras e buscar um angiologista para obter a melhor solução possível para o seu caso.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a úlcera varicosa com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo