A úlcera de decúbito, também conhecida como escara, é uma lesão na pele causada pela pressão prolongada em uma área específica do corpo.
A causa da úlcera de decúbito está relacionada à má circulação sanguínea na região específica afetada. É o caso, por exemplo, de pessoas que ficam muito tempo acamadas ou na mesma posição por longos períodos de tempo e sem que haja movimentação adequada, também sendo comum em pessoas com deficiência (PcD).
Outros fatores podem influenciar no desenvolvimento da lesão, como fricção, incontinência urinária, deficiência de vitamina, infecções, pressão arterial alterada, edemas, umidade excessiva, incontinência fecal, desnutrição, traumas e imobilidade.
Existem diferentes estágios da úlcera de decúbito, cada um com um nível de gravidade.
Os sinais e sintomas da úlcera de decúbito podem incluir:
Caso apresente sintomas de úlcera de decúbito, é necessário procurar o médico clínico geral ou um dermatologista, embora profissionais da enfermagem também possam diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico da úlcera de decúbito pode ser feito por meio de exames físicos e da observação da aparência e localização das úlceras. Outra forma de diagnosticar as lesões é por um exame de sangue, para conferir se a infecção se espalhou para a corrente sanguínea. Geralmente, o hemograma é solicitado quando a pessoa está desnutrida e com as feridas no estágio 3 ou 4.
Quando há suspeitas de osteomielite, os médicos podem realizar uma ressonância magnética. Para confirmar o quadro, pode ser necessária uma biópsia do osso para verificar se há bactérias crescendo nele.
O tratamento para úlcera de decúbito inclui a limpeza das feridas e o cuidado constante com o paciente, mantendo-o sempre em diferentes posições para evitar a formação das feridas.
Nas escaras de grau mais alto, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para limpar corretamente a ferida e ajudar o paciente a se recuperar.
A prevenção da úlcera de decúbito pode ser feita por meio de cuidados consistentes. Mudanças frequentes de posição, manutenção da pele limpa e seca e uso de colchões especiais para aliviar a pressão são algumas medidas eficazes. A nutrição adequada e a hidratação também são fundamentais para manter a saúde da pele e acelerar a recuperação.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a úlcera de decúbito com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!