A úlcera de córnea, também chamada de ceratite ulcerativa ou ulcerada, é uma condição ocular séria, caracterizada por uma ferida aberta na superfície da córnea, a camada externa transparente do olho, e pode ser superficial ou afetar as camadas mais profundas da córnea.
A úlcera de córnea, também chamada de ceratite ulcerativa ou ulcerada, é uma condição ocular séria, caracterizada por uma ferida aberta na superfície da córnea, a camada externa transparente do olho, e pode ser superficial ou afetar as camadas mais profundas da córnea.
A úlcera de córnea geralmente é causada por infecções bacterianas, vírus, parasitas ou fungos, que podem surgir por decorrência do uso prolongado de lentes de contato ou da higienização incorreta das lentes, que podem levar ao surgimento de uma inflamação na córnea, denominada ceratite.
Outros fatores que podem causar a úlcera de córnea incluem:
Os sinais e sintomas da úlcera de córnea podem incluir:
Caso apresente sintomas de úlcera de córnea, é necessário procurar um médico oftalmologista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de úlcera de córnea é realizado por um oftalmologista por meio de exames clínicos. Utiliza-se uma lâmpada de fenda para visualizar a córnea ampliada e verificar a presença de lesões. Por vezes, pode ser necessário recorrer a testes adicionais, como a coloração com fluoresceína, para identificar úlceras. Em alguns casos, o médico pode coletar uma amostra de tecido ou secreção para análise no laboratório.
A úlcera de córnea tem cura e o tratamento pode envolver o uso de colírios antibióticos para combater a infecção. Em alguns casos, medicamentos antifúngicos ou antivirais podem ser prescritos, assim como colírios para aliviar a dor e o desconforto. Em situações mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.
As sequelas da úlcera de córnea podem ser graves e variam de acordo com a severidade da condição. Se não tratada corretamente, pode levar à perda da visão e até mesmo cegueira, devido à formação de cicatrizes, bem como deformidades na córnea, astigmatismo irregular e perfuração da córnea.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a úlcera de córnea com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo