Tumor Vascular
Os tumores vasculares são anomalias vasculares que surgem nos vasos sanguíneos, como os hemangiomas, que são crescimentos anormais de um conjunto de vasinhos.
O que é Tumor Vascular?
Os tumores vasculares são anomalias vasculares que surgem nos vasos sanguíneos ou linfáticos, como os hemangiomas, que são crescimentos anormais de um conjunto de vasinhos, resultando na formação de um cisto que aparece na pele ou em outros locais. Os hemangiomas são classificados como tumores vasculares benignos.
Dependendo da rapidez de crescimento e do tipo celular, o tumor vascular pode ser classificado como câncer. É o caso do angiossarcoma, tumor vascular maligno.
O que causa Tumor Vascular?
Ainda não se sabe o motivo que leva o organismo a desenvolver tumor vascular, embora a doença seja causada pelo crescimento anormal e rápido de células que revestem os vasos sanguíneos ou linfáticos.
Além disso, fatores genéticos, exposição a certos produtos químicos e radiações, e certas condições médicas, como a síndrome de Von Hippel-Lindau, podem aumentar a probabilidade de desenvolver esse tipo de tumor.
Quais são os sintomas de Tumor Vascular?
Os sintomas de tumor vascular dependem do tipo de tumor e de sua localização.
O hemangioma na pele, por exemplo, tem aparência avermelhada e textura diferente do restante da pele. Já o hemangioma hepático pode não apresentar sintomas e ser descoberto por acaso.
Outros sintomas podem incluir:
- Dor ou desconforto na área afetada;
- Inchaço;
- Calor na pele sobre o tumor;
- Alterações na coloração da pele;
- Sangramento ou feridas que não cicatrizam;
- Sintomas de isquemia em caso de bloqueio de fluxo sanguíneo (dor intensa, palidez, fraqueza, perda de função na área afetada);
- Sensação de pressão na área afetada.
É importante ressaltar que nem sempre é preciso tratar o tumor vascular, sendo recomendado acompanhamento e orientações médicas, já que cada caso de tumor vascular requer uma abordagem diferente.
Se tenho sintomas de Tumor Vascular, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de tumor vascular, é necessário procurar um oncologista, profissional capacitado para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Tumor Vascular?
O diagnóstico de um tumor vascular é geralmente realizado por meio de exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses exames permitem visualizar o interior do corpo e identificar a presença de massas anormais.
Além disso, uma biópsia pode ser realizada para confirmar o diagnóstico, na qual uma pequena amostra do tecido é retirada para análise em laboratório. Com base nesses resultados, os médicos podem determinar o tipo, tamanho e localização do tumor.
Qual é o tratamento para Tumor Vascular?
O tratamento para tumor vascular varia conforme o seu tipo e estágio. Frequentemente inclui cirurgia para remover o tumor, radioterapia para destruir células tumorais remanescentes e quimioterapia para matar as células cancerígenas. Terapias direcionadas e imunoterapia também podem ser utilizadas. O importante é seguir as orientações médicas para garantir o melhor prognóstico possível.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar um tumor vascular com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!