Também chamado de tumor do sulco pulmonar superior, o tumor de Pancoast é um tipo raro de câncer que se desenvolve na parte superior dos pulmões.
Também chamado de tumor do sulco pulmonar superior, o tumor de Pancoast é um tipo raro de câncer que se desenvolve na parte superior dos pulmões. Ele ainda pode comprometer as estruturas próximas à região, incluindo nervos e artérias.
Como outros tipos de câncer, o tumor de Pancoast não possui uma causa única identificável, mas se associa a diversos fatores de risco. O maior deles é o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco.
Os sintomas do tumor de Pancoast se diferenciam das demais neoplasias do pulmão devido à sua localização única. Os pacientes podem apresentar:
As perspectivas de sobrevida e cura variam de acordo com o estágio do câncer e da resposta ao tratamento. A detecção precoce e tratamentos eficazes aumentam as chances de resultados melhores.
O tratamento do tumor de Pancoast costuma ser complexo e pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia, assim como a combinação desses métodos. A intervenção depende de sua extensão e da saúde geral do paciente.
Diante da suspeita de tumor de Pancoast, o paciente pode consultar um pneumologista, especialista no cuidado dos pulmões, ou um oncologista, médico especializado no tratamento do câncer.
O diagnóstico do tumor de Pancoast geralmente envolve exames de imagem, como radiografias de tórax, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de biópsia para confirmação histológica.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o tumor de Pancoast com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!