Tuberculose Pleural
A tuberculose pleural é uma infecção causada pelo bacilo de Koch, que afeta a película fina que envolve os pulmões.
O que é a Tuberculose Pleural?
A tuberculose pleural é uma infecção causada pelo bacilo de Koch, que afeta a película fina que envolve os pulmões. Essa é a forma mais comum de tuberculose que ocorre fora dos pulmões, atingindo áreas como os ossos, a garganta, os gânglios linfáticos ou os rins.
A doença costuma ser mais prevalente em pessoas com sistema imunológico comprometido, como aquelas que possuem aids, câncer ou as que estão em tratamento com corticoides.
Quais são as causas da Tuberculose Pleural?
A doença é causada pelo microrganismo Mycobacterium tuberculosis, que é responsável por provocar a reação de hipersensibilidade da pleura.
Como acontece o contágio da Tuberculose Pleural?
Essa variante não é contagiosa, pois o bacilo de Koch não é excretado nas secreções pulmonares, portanto não pode ser transmitido por espirros ou tosse. No entanto, pode ser adquirido quando o indivíduo entra em contato com uma pessoa que apresenta a tuberculose pulmonar.
Quais são os sintomas da Tuberculose Pleural?
Normalmente, o primeiro sinal é a tosse, muitas vezes acompanhada por uma leve dor no peito. Com o passar das horas, outros sintomas começam a surgir e se intensificar, culminando em dificuldade respiratória e sensação de falta de ar.
Os principais sintomas da tuberculose pleural são:
- Tosse seca;
- Dor no tórax durante a respiração;
- Febre;
- Aumento da sudorese noturna;
- Dificuldade para respirar;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Mal-estar;
- Perda do apetite.
Como é realizado o diagnóstico da Tuberculose Pleural?
Para confirmar o diagnóstico da doença, além de avaliar o histórico e sintomas do paciente, o médico pode solicitar exames como:
- Análise do líquido da pleura, para detectar enzimas presentes na infecção;
- Exames de imagem, como o raio X do tórax;
- Exame de escarro para pesquisa do bacilo da tuberculose (BAAR);
- Teste de Mantoux;
- Broncoscopia.
Quais são as formas de tratamento da Tuberculose Pleural?
O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos específicos para combater a infecção, muitas vezes combinados com medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.
Qual médico devo procurar em caso de suspeita de Tuberculose Pleural?
É crucial buscar atendimento médico ou consultar um pneumologista sempre que houver suspeita de um problema pulmonar, para iniciar o tratamento o mais cedo possível e prevenir complicações futuras.
A Tuberculose Pleural deixa sequelas?
Sim, a doença pode deixar sequelas, especialmente se não for tratada adequadamente ou se houver complicações durante o tratamento.
As sequelas mais comuns incluem danos permanentes à pleura e aos tecidos pulmonares adjacentes, resultando em cicatrizes e espessamento da pleura.
Isso pode levar a problemas respiratórios crônicos, como dificuldade para respirar e diminuição da capacidade pulmonar. Em casos mais graves, as sequelas podem afetar a função pulmonar e comprometer a qualidade de vida do paciente.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a tuberculose pleural com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo