Tuberculose Óssea
A tuberculose óssea é uma forma menos comum da tuberculose, uma doença infecciosa geralmente associada aos pulmões.
O que é Tuberculose Óssea?
A tuberculose óssea é uma forma menos comum da tuberculose, uma doença infecciosa geralmente associada aos pulmões. Esta, que é extrapulmonar, caracteriza-se pelo acometimento de ossos e articulações.
Como se pega Tuberculose Óssea?
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a doença no geral se origina de um foco tuberculoso em outra parte do corpo, mais comumente os pulmões. A disseminação acontece por meio da corrente sanguínea ou do sistema linfático até alcançar os ossos e/ou articulações. Embora seja raro, a infecção pode começar no osso devido a uma lesão ou procedimento cirúrgico.
A transmissão do agente causador da tuberculose é aérea. Quando alguém com a doença ativa tosse, espirra, fala ou até canta, pequenas gotículas com a bactéria ficam suspensas no ar, podendo ser inaladas por outra pessoa.
Quais os tipos de Tuberculose Óssea?
Existem diversos tipos de tuberculose óssea, classificados principalmente de acordo com a localização da infecção. As áreas mais afetadas são:
- Coluna vertebral (mal de Pott ou espondilite tuberculosa);
- Joelho (gonite tuberculosa);
- Quadril (coxite tuberculosa);
- Braços e pernas (tuberculose das extremidades).
Quais os sintomas da Tuberculose Óssea?
Os sintomas podem variar de acordo com a região do corpo afetada, mas geralmente incluem:
- Febre;
- Suores noturnos;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Dor persistente e localizada no osso;
- Inchaço e sensibilidade na área atingida;
- Limitação dos movimentos, no caso de articulações afetadas.
Tuberculose Óssea tem cura?
Sim, a tuberculose óssea tem cura, sobretudo quando diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada
Qual o tratamento para Tuberculose Óssea?
O tratamento da tuberculose óssea envolve o uso de medicamentos antibióticos, com duração de 6 meses. O médico também pode indicar fisioterapia.
Se tenho sintomas de Tuberculose Óssea, que médico devo procurar?
Diante da suspeita de tuberculose óssea, é essencial procurar um especialista em ortopedia e/ou infectologia, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e recomendar o tratamento mais indicado.
Como é feito o diagnóstico da Tuberculose Óssea?
Além de realizar a avaliação clínica e o exame físico, para diagnosticar a tuberculose óssea, o médico geralmente solicita a coleta e análise de uma amostra de tecido (biópsia) da área afetada. Outros procedimentos podem ser necessários, como radiografias, ressonâncias magnéticas e teste de tuberculina (PPD).
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a tuberculose óssea com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!