Também chamada plaquetopenia, trombocitopenia é o termo utilizado para designar uma doença das plaquetas, células que compõem o sangue, mas em quantidades reduzidas neste caso.
Também chamada plaquetopenia, trombocitopenia é o termo utilizado para designar uma doença das plaquetas, células que compõem o sangue, mas em quantidades reduzidas neste caso.
Plaquetas ou trombócitos são células presentes no sangue e produzidas na medula óssea cuja função é coagular o sangue, impedindo que o paciente sofra hemorragias. Quando ficam em menor quantidade, é preciso observar atentamente porque mesmo cortes pequenos podem desencadear grandes problemas de saúde.
Existem muitas causas para a trombocitopenia. Uma das principais são as infecções por vírus e bactérias (H1N1, dengue e vírus Zika, por exemplo), que fazem com que a trombocitopenia se manifeste no organismo do paciente. Atualmente, há pesquisas que indicam uma incidência da trombocitopenia em pacientes que tiveram COVID-19.
Certos medicamentos, como anti-inflamatórios e remédios utilizados no controle da pressão arterial também podem fazer com que o paciente apresente a trombocitopenia.
A trombocitopenia também pode acontecer devido a deficiências nutricionais e a ausência de ácido fólico e vitamina B12, além de se apresentar também como uma consequência de doenças autoimunes, como lúpus e hipotireoidismo.
Por fim, alterações na medula óssea e no baço também podem fazer com que o paciente venha a apresentar um quadro de trombocitopenia.
Em alguns casos, a trombocitopenia pode ser uma condição silenciosa e o paciente nem sabe que suas plaquetas estão abaixo dos valores de referência. Nos casos em que o paciente apresenta sintomas, estes podem ser:
O tratamento da trombocitopenia vai depender do que causa a doença. Em alguns casos, tratando a doença primária ou mesmo alterando os medicamentos e repondo as vitaminas do paciente, a trombocitopenia pode ser curada e o paciente volta aos indicadores normais de plaquetas.
Em outros casos, pode ser necessária uma reposição de plaquetas, através de tratamentos como a transfusão de plaquetas.
Evitar o uso de determinados medicamentos, como aspirina e anticoagulantes, também é recomendado em casos de trombocitopenia.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo