Tripofobia
O que é Tripofobia?
A tripofobia é o medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares. Entre os exemplos estão:
- Favos de mel;
- Buracos na pele, em plantas, esponjas e madeira;
- Morango;
- Sementes de lótus;
- Plástico bolha.
Quais as Causas da Tripofobia?
A causa da Tripofobia, assim como a de outras fobias, ainda é desconhecida. No entanto, pesquisas recentes relatam que as pessoas com tripofobia associam inconscientemente os buracos ou objetos com padrões irregulares (que muitas vezes podem ser criados pela natureza), a possíveis situações de perigo. Essa sensação de perigo é desencadeada sobretudo devido à semelhança entre o aspecto dos buracos com a pele de animais venenosos, por exemplo. As pessoas com tripofobia não conseguem diferenciar as situações que há e não há perigo, portanto esse é um reflexo inconsciente que pode desencadear reações difíceis de controlar.
Quais os Sintomas da Tripofobia?
Os sintomas da tripofobia podem ser:
- Enjoo;
- Sudorese;
- Tremores;
- Sensação de nojo;
- Choro incontrolável;
- Arrepios, extremo desconforto;
- Aumento do ritmo cardíaco;
- Coceira e formigamento por todo o corpo.
Em casos mais graves, ver buracos ou padrões irregulares pode causar extrema ansiedade e levar a pessoa a sofrer um ataque de pânico.
Quais os Tratamentos da Tripofobia?
A principal forma de tratamento da tripofobia é a terapia de exposição, em que aos poucos a pessoa é exposta ao que causa o medo, para então aprender a controlá-lo, mudando sua resposta ao objeto que o provoca. No entanto, esse tratamento deve ser feito cuidadosamente, para não provocar trauma no paciente.
Além disso, essa forma de tratamento pode ser combinada com outras técnicas que reduzam a ansiedade do paciente, como yoga (relaxamento), remédios ansiolíticos, betabloqueadores e sedativos (reduzir os sintomas de pânico) e a prática de exercícios físicos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.