Transtornos Globais do Desenvolvimento
O que são Transtornos Globais do Desenvolvimento?
O Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é uma condição que afeta o progresso global da criança nas principais áreas de desenvolvimento, como fala, socialização e comportamento. Geralmente é identificado antes dos três anos de idade e pode persistir até a idade adulta.
O que causa Transtornos Globais do Desenvolvimento?
Os transtornos globais do desenvolvimento são causados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. A genética pode predispor uma pessoa a esses transtornos, enquanto fatores ambientais, como complicações no parto, exposição a toxinas ou infecções na gravidez, podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.
Quais são os tipos de Transtornos Globais do Desenvolvimento?
Existem cinco tipos de TGD que podem ser categorizados:
- Transtorno do espectro autista (TEA) — distúrbio do neurodesenvolvimento que engloba diferentes condições, mas é caracterizado principalmente pela dificuldade na comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos;
- Síndrome de Rett — condição genética em que a característica principal se encontra na desaceleração ou regressão do desenvolvimento infantil, que normalmente ocorre no primeiro ano de vida;
- Psicose infantil — apresentação de delírios e alucinações que afetam o desenvolvimento da criança nos quesitos linguagem, interação social, ao brincar, entre outros;
- Síndrome de Kanner — é a forma mais severa do transtorno do espectro autista e também é conhecida como “autismo clássico”. Geralmente, se manifesta nos primeiros anos de vida e pode afetar em 50% o atraso motor (como a coordenação motora fina), além de outras áreas (capacidade social, intelectual etc.).
O TDAH é um Transtorno Global do Desenvolvimento?
Não, o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) não é classificado como um Transtorno Global do Desenvolvimento. É um transtorno neurobiológico, crônico, caracterizado por desatenção, inquietude e impulsividade. É comumente identificado na infância, podendo persistir na vida adulta.
Já os transtornos globais do desenvolvimento são marcados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
Quais são os sintomas de Transtornos Globais do Desenvolvimento?
Existem alguns sintomas de transtornos globais do desenvolvimento que podem ser identificado, entre eles:
- Dificuldades na coordenação motora;
- Estereotipias;
- Falta de concentração;
- Dificuldades na comunicação oral (em alguns casos, a criança passa a se comunicar por meio de gestos);
- Mudanças repentinas de humor;
- Aversão ao toque;
- Dificuldades para estabelecer contato visual;
- Problemas para começar uma conversa;
- Preferência pela não socialização e por brincadeiras solitárias;
- Ecolalia (quando a criança repete o que outra pessoa fala);
- Apresentar movimentos repetitivos, principalmente em momentos de ansiedade;
- Atenção maior para objetos.
É importante ressaltar que o autismo se manifesta de forma única em cada pessoa, e que também não existe um único padrão. Existem variações na estrutura do cérebro social que implicam em maneiras de funcionar distintas, ainda que todos tenham dificuldades na sociabilidade e comunicação, e cada autista tem a sua maneira de viver e agir.
Caso existam sintomas de Transtornos Globais do Desenvolvimento, qual médico procurar?
Caso exista a suspeita de TGD, é aconselhável procurar um neuropediatra ou um psiquiatra infantil, profissionais capazes de apresentar um diagnóstico preciso e realizar o tratamento dessas condições. Outros profissionais também podem ajudar, como fonoaudiólogos, psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
Como é feito o diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento?
O diagnóstico de transtornos globais do desenvolvimento é feito por meio de avaliações comportamentais e neurológicas, com o médico especialista observando as habilidades sociais, de comunicação, comportamento e coordenação motora. Alguns exames de audição e visão podem ser realizados para descartar outros problemas. Além disso, a análise do histórico familiar e do desenvolvimento da criança são fundamentais para estabelecer um diagnóstico.
Qual é o tratamento para Transtornos Globais do Desenvolvimento?
O tratamento para transtornos globais do desenvolvimento é feito visando melhorar a qualidade de vida das pessoas com a condição, aprimorando aspectos como comunicação, concentração e coordenação motora. É necessário que a pessoa seja avaliada por uma equipe multi ou transdisciplinar, que vai alinhar qual a melhor forma de promover o seu desenvolvimento.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar os transtornos globais do desenvolvimento com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo