Transtornos do nervo facial são alterações nessa estrutura do corpo humano, normalmente ocasionando a paralisia.
Os tipos da doença são diversos. Conheça os principais:
Paralisia de Bell: A paralisia de Bell é caracterizada pela perda rápida dos movimentos dos músculos de um dos lados da face. Além da paralisia, o paciente pode ter alterações na sensibilidade gustativa da língua no lado afetado. A doença pode ser causada por infecções virais (como herpes) e doenças imunológicas. Seu tratamento é feito com medicação corticosteroide.
Ganglionite Geniculada: Pode afetar núcleos faciais ou feixes de nervos. Além disso, o nervo em questão pode estar na parte interior do crânio. O paciente com ganglionite geniculada pode apresentar fraqueza nos músculos da face, perda de sabor na parte da frente da língua, intolerância a sons altos e diminuição na quantidade das lágrimas.
Síndrome de Melkersson: A síndrome de Melkersson possui caráter genético. Nesse caso, o paciente apresenta fissuras na língua, inchaço na boca e na face e episódios rotineiros de paralisia facial. Em casos mais graves, podem ocorrer danos na fala e/ou na deglutição. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
Espasmo hemifacial clônico: O espasmo hemifacial clônico acontece de forma involuntária, de um dos lados do rosto. As contrações involuntárias normalmente se iniciam na pálpebra, se disseminando para a boca e as bochechas. O tratamento dessa condição costuma ser feito com a aplicação de toxina botulínica, porém alguns casos requerem intervenção cirúrgica.
O médico neurologista é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar problemas com os nervos faciais.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar os Transtornos do nervo facial com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo