Transtorno de Personalidade Histriônica
O que é Transtorno de Personalidade Histriônica?
O transtorno de personalidade histriônica (TPH) é uma condição psicológica caracterizada por um padrão persistente de comportamento excessivamente emocional e em busca de atenção. Pessoas com essa condição tendem a ser o centro das atenções, e quando não são, podem agir dramaticamente.
Além disso, pessoas com TPH podem exagerar nas emoções, ser teatrais, agir de modo submisso, se colocar em posições desagradáveis e ter dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, devido ao seu comportamento instável e manipulativo.
O que causa o Transtorno de Personalidade Histriônica?
As causas de transtorno de personalidade histriônica ainda não são muito claras e podem ter origem multifatorial. Além disso, o histórico familiar de transtornos de personalidade, bem como fatores ambientais, como histórico de trauma e abuso durante a infância, também são fatores que parecem influenciar o desenvolvimento do transtorno.
Quais são os sintomas de Transtorno de Personalidade Histriônica?
Os sintomas de Transtorno de Personalidade Histriônica pode incluir:
- Desconforto em situações nas quais não é o centro das atenções;
- Comportamento excessivamente sedutor ou sensual;
- Mudança rápida de conduta;
- Superficialidade na expressão das emoções;
- Descontrole emocional;
- Uso da aparência física para conseguir atenção;
- Expressar-se e portar-se de modo dramático;
- Ser facilmente influenciado pelos outros, pelas tendências da moda e pelas situações;
- Ansiedade;
- Percepção que os relacionamentos são mais íntimos do que a realidade;
- Uso de roupas inadequadas para determinados ambientes, como o trabalho;
- Múltiplos parceiros sexuais ou interesses românticos;
- Opiniões fortes, mas com poucos fatos para apoiá-las;
- Mudança de estilo de vida, emprego, amizades e relacionamento em razão do tédio;
- Confiança cega em outros indivíduos, especialmente os que conhece superficialmente;
- Se colocar na posição de vítima com frequência para despertar simpatia;
- Carência afetiva.
É importante clarificar que pessoas com TPH muitas vezes não costumam saber que possuem a condição, não tendo ciência de seu comportamento. Dessa forma, não entendem por que as suas ações ou palavras não trazem o resultado esperado e se frustram.
Se tenho sintomas de Transtorno de Personalidade Histriônica, qual profissional devo procurar?
Caso apresente sintomas de transtorno de personalidade histriônica, é necessário procurar especialistas como psicólogos e psiquiatras. Ambos são profissionais capazes de diagnosticar o transtorno e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Histriônica?
O diagnóstico de transtorno de personalidade histriônica é feito por meio da avaliação psicológica, bem como histórico médico, sintomas, autorrelatos e comportamentos. Para que o quadro seja confirmado, a pessoa precisa ter ao menos três dos sintomas descritos na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde CID-10, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Qual é o tratamento para Transtorno de Personalidade Histriônica?
O tratamento para o transtorno de personalidade histriônica geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental. Essa abordagem ajuda a modificar pensamentos e comportamentos negativos, melhorando a autoestima e habilidades de relacionamento. Em alguns casos, medicamentos também podem ser prescritos para tratar sintomas específicos ou condições associadas, como depressão ou ansiedade.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o transtorno de personalidade histriônica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo