O transtorno de personalidade dependente é um distúrbio psicológico em que o paciente acredita precisar ser cuidado a todo o tempo, o que desencadeia a submissão e a dificuldade de tomar decisões.
As pessoas com o transtorno de personalidade dependente costumam apresentar, no início da idade adulta:
O transtorno também pode estar ligada a outras condições psicológicas, como a ansiedade e a depressão.
Psicólogos e psiquiatras são os profissionais mais indicados para lidar com o transtorno.
Ainda não se sabe a causa exata do transtorno de personalidade dependente. Apesar disso, acredita-se que a condição tenha relação com uma tendência à ansiedade, fatores biológicos e o meio em que o paciente cresceu, como a relação com pais superprotetores e características familiares, a exemplo da insegurança.
O tratamento para a condição normalmente é feito quando seus aspectos começam a atrapalhar a vida e os relacionamentos do paciente. O principal recurso é a psicoterapia, realizada por psicólogos. Em alguns casos, pode ser necessária a visita a um psiquiatra, que avaliará o paciente e poderá receitar ou não medicações.
Não. Apesar de terem alguns sintomas em comum, como o medo de assumir responsabilidades e a falta de opinião própria, o paciente borderline tende a apresentar agressividade e impulsividade. Esses sinais não existem no paciente com o transtorno de personalidade dependente.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o transtorno de personalidade dependente com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo