A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, presente em fezes de felinos, como gatos. Em pessoas adultas e saudáveis, a toxoplasmose não costuma apresentar sintomas.
Porém, é possível que a mãe recém-contaminada transmita toxoplasmose para o feto por meio da placenta, causando a toxoplasmose congênita. Mulheres que tiveram a doença no período anterior à gravidez não costumam passá-la para a criança.
É essencial que as gestantes realizem o pré-natal da maneira correta, para identificar, prevenir e tratar a toxoplasmose, caso ocorra.
Além do contato direto com as fezes de gato, por meio das caixas de areia, por exemplo, a gestante pode ser infectada pelo consumo de água ou alimentos contaminados, além de carne malcozida.
Aproximadamente 70% dos casos de bebês com toxoplasmose congênita não apresentam sintomas ao nascer. Todavia, 10% das crianças com a doença apresentam graves sintomas em seus primeiros dias de vida. No geral, o paciente com toxoplasmose congênita pode ter:
Entre outros.
O tratamento vai depender dos sintomas da criança. Porém, caso a toxoplasmose seja identificada ainda durante a gravidez, a mãe e o feto podem ser tratados com medicamentos.
O especialista responsável pelo tratamento pode variar de acordo com o momento da descoberta da doença e a gravidade dos sintomas. Obstetra, pediatra, infectologista, neurologista e oftalmologista são alguns dos médicos que podem estar envolvidos nesse tipo de caso.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a toxoplasmose congênita com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!