O torcicolo é um problema que acontece quando há uma contração muscular muito forte na região cervical.
O torcicolo é um problema que acontece quando há uma contração muscular muito forte na região cervical.
Esse espasmo ocorre como uma reação natural do corpo a um trauma.
A condição é capaz de causar dor e desconforto, além de limitações na liberdade de movimentação da cabeça. Pacientes com torcicolo geralmente ficam com o pescoço inclinado para um único lado.
Além do torcicolo comum, existem também:
Acontece quando essa mesma contratura do pescoço afeta os bebês e recém-nascidos. Em alguns casos, é possível haver a presença de uma massa ou nódulo no músculo. O problema é resolvido por meio de alongamentos e pode ser causado pela posição do bebê quando ele ainda estava na barriga da mãe.
Relacionada à retração muscular causada, por exemplo, pelo processo de recuperação de queimaduras na região do pescoço.
Os sintomas de torcicolo incluem:
– Dor intensa na lateral do pescoço;
– Dificuldade em movimentar a cabeça;
– Rigidez e inchaço nos músculos da região cervical;
– Dor de cabeça, dor no pescoço e dor nas costas;
– Um ombro fica mais alto do que o outro;
– Tremores na cabeça.
O ortopedista é o médico mais indicado para diagnosticar e tratar o torcicolo. O fisioterapeuta pode ajudar no tratamento em alguns casos.
O torcicolo tem como causa principal a contratura feita pelo corpo com o objetivo de proteger a cabeça e a coluna cervical após um traumatismo.
Ele também pode ser resultado de um grande acúmulo de tensões emocionais, do posicionamento incorreto da cabeça durante o sono e até mesmo de um movimento muito brusco, causado por um exercício físico executado de forma incorreta.
Além disso, existe a possibilidade de o torcicolo se apresentar como um sintoma de outras condições médicas, como tumor no pescoço e alterações na coluna (hérnia, escoliose, entre outras).
O tratamento para a condição normalmente é feito por meio de um colar cervical, que alivia o trabalho do pescoço e permite que os músculos comecem a relaxar de forma progressiva. Remédios também podem ser usados no alívio da dor, além da aplicação de calor na região e da realização de massagens suaves.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o torcicolo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo