A sensação de tontura é uma das mais desconfortáveis que o ser humano pode ter. Ela é ocasionada por uma alteração na percepção de equilíbrio e posicionamento em um determinado ambiente.
A tontura pode ser mais leve, passando em alguns segundos, ou pode demorar mais tempo, sendo que tontura e enjoos são dois sintomas que ocasionalmente são mencionados em conjunto, devido à severidade dessa sensação de alteração no equilíbrio.
Vários fatores podem ocasionar uma tontura, sem que elas estejam atreladas a alguma doença ou condição médica mais grave. A primeira é movimentar-se com muita rapidez, sendo que a pessoa pode sentir uma tontura repentina, sempre com tontura ao levantar ou tontura ao deitar.
A tontura constante pode ser sinal de problemas no labirinto, uma parte da orelha interna cuja função é regular o equilíbrio físico do corpo. Quando essa região fica inflamada, o paciente sente tonturas constantes e é diagnosticado com labirintite.
A tontura pode ser também resultante da embriaguez, além de doenças como pressão alta, pressão baixa, anemia e diabetes alterada, por exemplo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.