Tiroidite
Tireoidite é o termo genérico utilizado para designar um processo inflamatório que afeta a glândula tireoide, responsável pela produção de vários hormônios que fazem parte do processo de regulação do organismo.
O que é tireoidite?
Tireoidite é o termo genérico utilizado para designar um processo inflamatório que afeta a glândula tireoide, responsável pela produção de vários hormônios que fazem parte do processo de regulação do organismo.
Por isso, se a tireoide fica inflamada, o paciente apresenta uma série de sintomas, tendo a necessidade de acompanhamento médico especializado.
Quais são os tipos de tireoidite?
Entre os principais tipos de tireoidite, podemos destacar:
- tireoidite de Hashimoto – doença autoimune em que o próprio organismo cria anticorpos que atacam a tireoide, fazendo com que ela fique inflamada;
- tireoidite aguda – geralmente desencadeada por uma infeção bacteriana, é rara, comparada às outras;
- tireoidite pós-parto – causa hipertireoidismo de leve a moderado em mulheres puérperas;
- tireoidite de Quervain – causada como consequência de infecção viral, similar às que causam outras doenças, como o sarampo, a caxumba e a gripe;
- tireoidite de Riedel – faz com que o tecido da tireoide se transforme e se torne mais fibroso. Conforme a doença evolui, as lesões no tecido fazem com que ela deixe de funcionar corretamente;
- tireoidite linfocítica – de origem autoimune, afeta mais comumente pacientes do sexo feminino, entre os 30 e os 60 anos de idade.
Quais são as causas da tireoidite?
As causas da tireoidite dependem do tipo de tireoidite que o paciente possui. De modo geral, podem ter origem autoimune ou surgir como consequência de outras infecções, virais ou bacterianas, por exemplo.
Quais são os sintomas da tireoidite?
Entre os sintomas da tireoidite, podemos destacar:
- hipotireoidismo;
- hipertireoidismo;
- aumento de volume na tireoide;
- dor na parte da frente do pescoço.
Como é o tratamento da tireoidite?
O tratamento depende do tipo de tireoidite que o paciente possui. Em alguns casos, o uso de certos medicamentos, como antibióticos, já é suficiente para tratar a inflamação.
Em outros, é necessário realizar drenagens, punções e mais tratamentos, inclusive com a remoção total da tireoide e subsequente reposição hormonal dos hormônios que costumam ser produzidos pela glândula.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.