Manguito rotador é o nome dado a um conjunto de músculos e tendões localizados no ombro e no braço do paciente. Eles se conectam ao úmero, um importante osso que se conecta ao ombro.
Manguito rotador é o nome dado a um grupo de quatro músculos e tendões localizados no ombro e no braço do paciente. Eles se conectam ao úmero, um importante osso que é ligado ao ombro e que ajuda a estabilizá-lo.
Quando o paciente recebe o diagnóstico de tendinite do manguito rotador, está passando por um processo inflamatório generalizado nesses músculos e tendões, dificultando ações simples do dia a dia, como levantar os braços e até mesmo pentear o cabelo.
Os casos graves de tendinite do manguito rotador podem avançar de forma severa, causando rompimento dos tendões e músculos, o que leva a uma grave fraqueza nos movimentos do braço. A tendinite do manguito rotador é a causa mais comum de dor no ombro.
As causas mais comuns de tendinite do manguito rotador estão relacionadas ao uso incorreto ou excessivo dos ombros.
Pacientes que são esportistas e praticam natação ou tênis, por exemplo, ou que possuem profissões em que os braços são erguidos constantemente e usados de forma intensiva, como professores, pintores e pedreiros, também podem ser afetados pela tendinite do manguito rotador.
Outros fatores, como quedas, influências genéticas, estresse, doenças autoimunes, alterações vasculares, fraturas e luxações contribuem para o quadro de tendinite do manguito rotador.
A longo prazo, a má postura e o envelhecimento também podem ser fatores de risco para a tendinite do manguito rotador.
Entre os principais sintomas de tendinite do manguito rotador, podemos destacar:
Caso o paciente sofra um rompimento do manguito rotador, ele pode sentir dor extrema e incapacidade total de mexer os ombros ou de erguer os braços, como se fosse uma fraqueza localizada e que pode ser progressiva.
O tratamento de tendinite do manguito rotador pode ser conduzido de diferentes formas, desde o uso de medicamentos inflamatórios, compressas de gelo, sessões de fisioterapia e acupuntura até o repouso ou descanso completo. No entanto, o problema pode piorar pelo excesso de dias imobilizado, sendo ideal não repousar além dos dias indicados pelo médico.
A infiltração medicamentosa também pode ser feita para aliviar a dor, assim como procedimentos cirúrgicos, indicados no caso de ruptura total do tendão.
Caso haja sintomas da tendinite do manguito rotador, é recomendado procurar um médico ortopedista ou um clínico geral para que se possa dar início ao diagnóstico e tratamento.
O diagnóstico de tendinite do manguito rotador é feito por meio da história contada pelo paciente, além de exames físicos e de imagem, como o raio X ou a ressonância magnética.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a tendinite do manguito rotador com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!