O tendão do calcâneo, conhecido popularmente como tendão de Aquiles, é um tecido conjuntivo firme e fibroso, que ajuda na realização do movimento dos músculos e está localizado na parte posterior do pé, mais ou menos na parte de trás do calcanhar.
O tendão do calcâneo, conhecido popularmente como tendão de Aquiles, é um tecido conjuntivo firme e fibroso, que ajuda na realização do movimento dos músculos e está localizado na parte posterior do pé, mais ou menos na parte de trás do calcanhar.
Esse tendão é o mais forte do corpo humano, suportando muitas vezes o peso do corpo e permitindo que o ser humano ande ou caminhe, porque ele conecta os músculos da panturrilha com o osso do calcanhar.
Quando, por algum motivo, esse tendão se torna inflamado, causando dor e incômodo para o paciente, ele recebe o diagnóstico de tendinite do calcâneo.
A tendinite do calcâneo também é chamada de tendinite calcânea ou de tendinopatia calcânea.
Existem muitas causas para a tendinite do calcâneo.
Uma das principais causas da tendinite do calcâneo é a realização de atividades físicas intensas ou de forma incorreta. Pacientes que são atletas de corrida, vôlei e futebol, por exemplo, costumam apresentar a tendinite do calcâneo como resultado do esforço repetitivo dessas atividades físicas.
Pacientes com obesidade e sobrepeso ou que fazem o uso contínuo de sapatos de salto alto também podem apresentar a chamada tendinite do calcâneo.
Por fim, doenças como o diabetes, ou falta de condicionamento físico,assim como o envelhecimento, podem aumentar as chances do paciente desenvolver a tendinite do calcâneo.
Entre os sintomas da tendinite do calcâneo, podemos destacar:
Caso a tendinite do calcâneo não seja tratada corretamente e o paciente desenvolva uma tendinite do calcâneo crônica, ela pode levar à ruptura do tendão, causando muita dor, dificuldade de ficar em pé e de caminhar.
Existe uma série de medidas que podem ser adotadas para prevenir e tratar a tendinite do calcâneo. Além do uso de medicamentos e da aplicação de gelo, para que as dores sejam amenizadas no primeiro momento, em longo prazo, a tendinite do calcâneo pode ser tratada por meio de fisioterapia, reabilitação física e tratamentos como infiltrações, lasers e agulhamentos.
Atualmente, existem planilhas e órteses que podem ajudar o paciente com tendinite do calcâneo a se sentir mais confortável e sem dor.
Realizar alongamentos da forma correta, antes de qualquer atividade física, assim como adaptar a prática esportiva para algo de menor impacto, como natação e hidroginástica, são medidas recomendadas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.