Chamada popularmente de "vasinhos", telangiectasia é o nome médico utilizado para designar vasos sanguíneos que ficam logo abaixo da pele, com menos de um milímetro de espessura.
Chamada popularmente de “vasinhos”, telangiectasia é o nome médico utilizado para designar vasos sanguíneos que ficam logo abaixo da pele, com menos de um milímetro de espessura.
A telangiectasia surge mais comumente nas pernas, mas também pode aparecer em outros pontos do corpo do paciente, como no rosto, ao redor do nariz. A grande maioria não causa nenhum sintoma ao paciente, sendo que apenas incomodam por motivos estéticos. No entanto, outros vasinhos de telangiectasia incomodam e causam queimação e dor no local.
A telangiectasia é mais comum em pacientes do sexo feminino, mas pode surgir em pacientes do sexo masculino. Os vasinhos costumam ser mais aparentes e incomodar mais os pacientes de pele branca.
A telangiectasia pode se apresentar em formato de teia de aranha, com vários vasinhos emaranhados visíveis, ou pode ser linear, surgindo como linhas ou ainda pontuais, como pequenos pontos e nódulos.
Existem muitas causas para o surgimento da telangiectasia no corpo dos pacientes. Em alguns pacientes, é comum que os vasinhos surjam por motivos genéticos. Nesses casos, geralmente, os pais e avós também possuem a telangiectasia.
A ingestão de hormônios femininos, como medicamentos anticoncepcionais, também pode desencadear a telangiectasia.
Por fim, a telangiectasia pode surgir como consequência de gestações ou devido ao excesso de peso.
O principal sintoma de telangiectasia é que pequenas veias, menores que um milímetro, se tornam visíveis na parte debaixo da pele do paciente. Essas veias podem ser avermelhadas ou azuladas e possuem diferentes formas de distribuição.
Geralmente, não causam dor ou incômodo físico, mas alguns pacientes podem relatar uma sensação de queimação nas veias e no local onde surgem.
O tratamento da telangiectasia depende da quantidade de veias e do quanto elas incomodam o paciente. Em alguns casos, é possível melhorar a aparência dos vasinhos da telangiectasia por meio da escleroterapia, um tipo de tratamento em que se injeta um medicamento diretamente no local para que as veias fiquem mais discretas.
Nos casos que as veias aparentes possuem maior calibre e são mais visíveis, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para removê-las e melhorar a aparência do local.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.