A surdez súbita é uma perda auditiva que ocorre de forma rápida, geralmente em menos de 72 horas. Pode afetar um ou ambos os ouvidos e variar de leve a profunda.
A surdez súbita é uma perda auditiva que ocorre de forma rápida, geralmente em menos de 72 horas. Pode afetar um ou ambos os ouvidos e variar de leve a profunda.
As causas exatas não são totalmente conhecidas, mas ela pode ser resultado de:
Os sintomas da surdez súbita incluem perda auditiva repentina em um ou ambos os ouvidos, sensação de pressão no ouvido afetado, tontura ou vertigem (em alguns casos) e dificuldade em compreender a fala ou ouvir sons agudos.
O tratamento depende da causa subjacente, mas pode incluir a utilização de corticosteroides para reduzir a inflamação e melhorar a circulação sanguínea no ouvido interno.
Além disso, outras opções podem incluir terapia de oxigênio hiperbárico, medicamentos vasodilatadores, ou implantes cocleares (em casos graves).
O diagnóstico é feito com base nos sintomas do paciente, histórico médico e exames auditivos, como audiometria e impedanciometria, para avaliar a perda.
A recuperação da surdez súbita varia de pessoa para pessoa e depende da causa subjacente. Alguns pacientes se recuperam completamente com o tratamento adequado, enquanto outros podem experimentar uma melhora parcial ou permanecer com perda auditiva. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são fundamentais para melhorar as chances de recuperação.
Em alguns casos, sim. Se a surdez súbita for causada por fatores como inflamação, infecções virais ou problemas de circulação sanguínea no ouvido interno, o tratamento precoce e adequado pode ajudar a reverter a perda auditiva.
No entanto, em outros casos, especialmente se houver danos permanentes às estruturas auditivas, a recuperação completa pode não ser possível.
Em alguns casos, a recuperação pode ocorrer de poucos dias a semanas após o início do tratamento. No entanto, em outros, pode ser mais lenta ou incompleta, e alguns pacientes podem apresentar perda auditiva permanente.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a surdez súbita com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!