Quando o ruído do coração do paciente é diferenciado e parece estar relacionado com a passagem do sangue no interior do coração, é um indicativo de sopro no coração.
Quando os médicos usam o estetoscópio para escutar o coração dos pacientes, eles podem ouvir alguns ruídos, que são característicos da movimentação do órgão.
Quando esse ruído é diferenciado e parece estar relacionado com a passagem do sangue no interior do coração, é um indicativo de que o paciente possui sopro no coração.
O sopro pode ocorrer por uma simples característica anatômica do paciente ou indicar que algo não vai bem no coração.
O sopro no coração pode ser causado, por exemplo, por um estreitamento no interior das veias e artérias do órgão, resultando em uma dificuldade na circulação sanguínea.
Outra causa é o não fechamento completo das válvulas do coração, fazendo com que um pouco de sangue escape.
O sopro pode ocorrer ainda após condições cardíacas graves, como o infarto do miocárdio e a endocardite.
Ao ouvir o som indicativo de sopro, é comum que o médico recomende exames complementares para saber qual é a sua causa.
Muitas vezes, o paciente não apresenta nenhum sintoma. Em manifestações mais graves, a pessoa apresenta cansaço, falta de ar, tosse crônica, pele azulada e tontura.
Alguns casos de sopro no coração não requerem tratamento, enquanto outros podem ser resolvidos apenas com o uso de determinados medicamentos.
Se for provocado pelo estreitamento de uma veia ou problema em uma válvula cardíaca, o médico pode indicar um procedimento cirúrgico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.