Sons abdominais são os ruídos produzidos no estômago ou nos intestinos delgado e grosso.
Sons abdominais são os ruídos produzidos no tubo digestivo, no estômago ou nos intestinos delgado e grosso. Esses barulhos são comuns e não representam nenhum problema. Contudo, se eles são muito frequentes, o barulho está diferente do usual ou não há nenhum som, pode ser sinal de algum problema no sistema digestivo.
As causas dos sons abdominais normalmente estão ligadas à movimentação do tubo digestivo, mais conhecido como peristalse. Esses sons podem ocorrer tanto com o estômago vazio quanto cheio, representando a movimentação dos fluidos gastrointestinais e o ar nele contido.
Habitualmente, são notados na fase de digestão, que costuma acontecer quando o intestino processa a comida. Esses sons aparecem algumas horas após a pessoa se alimentar, às vezes até nos momentos em que ela está tentando dormir.
Outros motivos também podem estar relacionados com sons abdominais. Entre eles:
Algumas causas que normalmente aparecem ligadas aos sintomas de sons abdominais são:
Sons abdominais têm cura, a partir do momento em que se é feito corretamente o tratamento, seguindo as orientações do especialista.
O profissional pode solicitar exames, como tomografia computadorizada, endoscopia e/ou exames de sangue, para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento adequado.
O tratamento para sons abdominais é receitado pelo clínico geral ou gastroenterologista, de acordo com os sintomas descritos.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: