A síndrome nefrótica é um distúrbio renal que causa excreção excessiva de proteínas pela urina, ocasionando sintomas como urina com espuma ou inchaços nos tornozelos e pés, por exemplo.
As causas da síndrome nefrótica podem ser congênitas (rara) e/ou adquiridas por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, como hepatite, AIDS, ou doenças sistêmicas, como a lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente.
Os principais sintomas da síndrome nefrótica são:
As principais formas de tratamento da síndrome nefrótica incluem:
Em alguns casos, também pode ser necessário tomar remédios para tornar o sangue mais fluído, como Heparina ou Varfarina, ou remédios para reduzir os níveis de colesterol, como Atorvastatina ou Sinvastatina, para reduzir os níveis de gorduras no sangue e na urina que aumentam devido à síndrome, evitando o surgimentos de complicações como embolia ou insuficiência renal.
A síndrome nefrótica tem cura, quando é provocada por problemas que podem ser tratados, porém existem outros casos que não tem cura mas os sintomas podem ser aliviados e controlados com o uso de remédios e uma dieta adaptada.
No caso da síndrome nefrótica congênita, é necessário fazer diálise ou transplante de rim para atingir a cura.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.