A síndrome nefrítica aguda é uma condição renal que ocorre quando os glomérulos, pequenas unidades nos rins que filtram o sangue, ficam inflamados. Ela também faz com que glóbulos vermelhos e proteínas vazem da corrente sanguínea para a urina. Além disso, essa condição pode afetar pessoas de todas as idades.
As causas mais comuns da síndrome nefrítica aguda envolvem infecções, distúrbios do sistema imunológico e inflamação dos vasos sanguíneos, embora possa ocorrer por reações do organismo a corpos estranhos, como próteses. Em todos esses casos acontece uma inflamação renal por depósito dos chamados imunocomplexos, que são moléculas formadas pela junção de antígenos e anticorpos.
Os principais sintomas da síndrome nefrítica aguda são:
Caso apresente sintomas de síndrome nefrítica aguda, é necessário procurar o médico nefrologista, capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico da síndrome nefrítica aguda é baseado no exame físico e análise da urina, que irá mostrar se há sangue e proteína na urina. Além disso, pode ser feita uma biópsia renal para investigar a causa da síndrome nefrítica aguda.
O tratamento para a síndrome nefrítica aguda envolve primeiramente identificar a causa subjacente para tratar a condição de forma eficaz. Em geral, pode incluir medicação para controlar a pressão arterial e reduzir a inflamação renal. Antibióticos podem ser usados se a causa for uma infecção.
Em alguns casos, pode ser necessário tratamento de diálise. É importante sempre seguir as orientações médicas e manter uma alimentação saudável. Lembre-se, cada caso é único e requer um plano de tratamento individualizado.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a síndrome nefrítica aguda com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!