A síndrome metabólica, também conhecida como síndrome X ou síndrome de resistência à insulina, é uma doença que está relacionada à obesidade.
A síndrome metabólica, também conhecida como síndrome X ou síndrome de resistência à insulina, é uma doença endócrina. Ela está relacionada a outras doenças, tais como obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Inicialmente, é recomendado para tratamento da síndrome metabólica a prática de exercícios físicos, a reeducação alimentar e a perda de peso. O uso de medicamentos também é indicado para tratar as consequências da síndrome no corpo.
Os sintomas da síndrome metabólica não podem ser percebidos pelo paciente no começo da doença. Infelizmente, muitos passam muito tempo sem saber que estão com o problema. Um dos principais sinais da síndrome metabólica inclui gordura abdominal em excesso sem motivo aparente. O que é perceptível está relacionado com as consequências da síndrome, como gordura abdominal em excesso, pressão arterial aumentada e taxas anormais de açúcar e gordura no sangue.
A síndrome metabólica pode ter diversas causas, como:
A síndrome metabólica não tem cura, mas pode ser controlada por meio da manutenção de hábitos de vida saudáveis e do uso de medicamentos, caso seja necessário.
Geralmente, a recomendação médica inclui perda de peso e a adoção de hábitos saudáveis. Além do uso de medicamentos.
Por se tratar de uma condição que envolve todo o metabolismo humano, o médico mais indicado para diagnóstico e tratamento da síndrome metabólica é o endocrinologista.
Além da medição da circunferência abdominal e aferição da pressão arterial, o médico pode pedir exames laboratoriais de sangue para avaliar as taxas de glicose, triglicerídeos e colesterol. Assim, é possível chegar ao diagnóstico da síndrome metabólica.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a síndrome metabólica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
RODAPÉ
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!