Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel de carpo tem como principal característica sensações de formigamento e dormência nas mãos. Recebe esse nome porque o túnel de carpo é uma passagem estreita contendo nervos e tendões no pulso e mão. O nervo mediano do canal do carpo fica localizado entre a mão e o antebraço.
O que é a síndrome do túnel do carpo?
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano que passa pelo punho e palma da mão, causando sintomas como dor, dormência, formigamento e sensação de queimação nos dedos indicador, médio, anelar e polegar.
Esses sintomas, geralmente, são piores à noite e também tendem a piorar com o tempo, sendo mais frequentes em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos, mas também pode surgir devido a fratura no punho, diabetes ou artrite reumatoide.
O tratamento da síndrome do túnel do carpo pode ser feito com o uso de remédios para aliviar os sintomas, fisioterapia ou, nos casos mais graves, cirurgia.
A síndrome do túnel de carpo tem como principal característica sensações de formigamento e dormência nas mãos. Recebe esse nome porque o túnel de carpo é uma passagem estreita contendo nervos e tendões no pulso e na mão. O nervo mediano do canal do carpo fica localizado entre a mão e o antebraço.
Quais as causas da síndrome do túnel do carpo?
Lesões por Esforço Repetitivo (conhecida como LER), são as principais causas — ocasionadas por movimentos repetitivos, como digitação. Existem outras características, como pancadas, quedas ou fraturas. A síndrome também pode estar ligada a um tumor ou uma inflamação, como a artrite reumatoide ou mesmo distúrbios e medicamentos.
Quais os sintomas da síndrome do túnel do carpo?
Os sintomas ocorrem quando o nervo mediano, que passa pelo túnel do carpo (um canal estreito no pulso), fica comprimido ou irritado. Os sintomas específicos podem incluir:
- Dormência ou formigamento nas mãos, dedos, punho ou braço;
- Sensação de queimação na mão ou no braço;
- Dor no pulso, mão ou antebraço, que pode irradiar para o braço ou ombro;
- Fraqueza na mão, dificuldade em segurar objetos ou realizar movimentos finos com os dedos;
- Sensação de inchaço nas mãos ou nos dedos, mesmo sem ser visível;
Geralmente os sintomas começam de forma gradual e podem ser mais notáveis à noite. Eles podem piorar com o tempo e afetar ambas as mãos.
Sem o tratamento correto, a dor pode evoluir a ponto de a pessoa não conseguir realizar tarefas simples, como pegar um copo.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo deve-se consultar um ortopedista, para avaliar os sintomas e fazer um exame físico da mão e do pulso.
Além disso, podem ser realizados exames de ultrassom, raio X ou eletroneuromiografia, para descartar outras doenças com sintomas parecidos.
Possíveis causas
As principais causas da síndrome do túnel do carpo são:
- Alterações na anatomia do túnel do carpo;
- Realizar movimentos repetitivos com o punho ou mão;
- Fratura ou deslocamento no pulso;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Menopausa;
- Artrite reumatoide.
Além disso, outras doenças também podem aumentar o risco da síndrome do túnel do carpo, como problemas na tireoide, retenção de líquidos, linfedema, problemas renais, hipertensão ou uso de medicamentos.
Essas condições podem levar à compressão do nervo medial causando os sintomas.
Como é feito o tratamento
Os tratamentos para a síndrome do túnel do carpo que podem ser indicados pelo ortopedista são:
- Repouso da articulação do punho;
- Uso de órtese, como munhequeira;
- Remédios anti-inflamatórios ou analgésicos;
- Injeção de corticoides;
- Fisioterapia.
Além disso, no caso de pessoas que tenham síndrome do túnel do carpo causada por artrite reumatóide, é importante fazer o tratamento dessa doença.
Nos casos mais graves, em que os outros tratamentos não foram eficazes para aliviar os sintomas, pode ser indicada a cirurgia para descomprimir o nervo medial e aliviar os sintomas.
É recomendado procurar um médico para realizar alguns testes. Entre eles:
- Phalen: ao dobrar o punho e mantê-lo curvado durante um minuto, é possível saber se há pressão no nervo;
- Teste de Tinel: verifica o nervo mediano. Se comprometido, há um sintoma de choque.
- Eletroneuromiografia: exame médico não invasivo que avalia a função dos nervos e músculos por meio do uso de eletrodos e estímulos elétricos.
O diagnóstico é imprescindível para a conduta do médico, que pode receitar um anti-inflamatório não hormonal ou imobilizar o pulso. Caso o paciente não apresente melhora, é possível aplicar cortisona no canal do carpo, ou o paciente é indicado para cirurgia.
Opções de tratamento natural
Para aliviar os sintomas da síndrome da túnel do carpo naturalmente é recomendado aplicar bolsa de água quente sobre o punho durante 10 minutos e, em seguida, fazer alongamentos, esticando o braço e dobrando o punho para um lado e para o outro cerca de 10 vezes.
Em seguida, deve-se aplicar uma bolsa de água fria por mais 10 minutos e repetir o processo até 2 vezes por dia.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo