Síndrome De Tourette
O que é a Síndrome de Tourette?
A síndrome de tourette é um transtorno neuropsiquiátrico que faz com que o indivíduo realize atos impulsivos e repetitivos, conhecidos como tiques, que podem dificultar a sua socialização e afetar a qualidade de vida. Normalmente, o problema começa ainda na infância ou na adolescência e pode se apresentar de forma vocal e/ou motora.
Devido ao constrangimento diante de outras pessoas, sobretudo de indivíduos que usam involuntariamente gestos e palavras obscenas, a síndrome de Tourette ainda pode levar a condições como fobia social, ansiedade, depressão e estresse.
Quais são as causas da Síndrome de Tourette?
A síndrome de Tourette é uma doença que pode estar relacionada a questões genéticas e hereditárias, mas a sua causa ainda é desconhecida. Algumas pessoas foram diagnosticadas com essa condição depois de sofrer traumatismo craniano.
Quais são os sintomas da Síndrome de Tourette?
Os sintomas e sinais da síndrome de tourette podem ser tanto motores quanto vocais. Os tiques tendem a variar de período em período, podendo o paciente ser afetado por diferentes tipos.
Os tiques motores incluem:
- Tocar no nariz;
- Piscar os olhos com frequência;
- Inclinar a cabeça;
- Fazer caretas;
- Chutar;
- Sacudir o pescoço;
- Realizar gestos obscenos;
- Encolher os ombros;
- Bater no peito.
Os tiques vocais incluem:
- Uivar;
- Gemer;
- Gritar;
- Xingar;
- Soluçar;
- Usar diferentes tons de voz;
- Cacarejar;
- Repetir frases ou palavras.
Como é diagnosticada a Síndrome de Tourette?
Diagnosticar a síndrome de Tourette pode ser um desafio, uma vez que não existem exames para confirmar a sua existência no paciente. Por isso, é realizada a avaliação clínica por um neuropediatra ou psiquiatra especializado, que vai considerar as características dos tiques e o histórico familiar. O médico também pode solicitar outros exames para descartar a possibilidade de os atos involuntários e repetitivos serem causados por outras condições.
Quais são os tratamentos da Síndrome de Tourette?
A síndrome de Tourette não tem cura, mas existem tratamentos hoje que podem controlar os sintomas da doença. Além disso, o tratamento só é iniciado quando a doença afeta as atividades diárias ou colocam a vida da pessoa em risco. Nesses casos específicos, pode ser feito com:
- Terapia comportamental cognitiva;
- Antipsicóticos;
- Topiramato;
- Injeções de botox (para tiques motores);
- Remédios inibidores adrenérgicos;
- Prática de atividade física e esporte.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!