Síndrome de Cushing
Síndrome de Cushing é uma doença endócrina também conhecida como hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo.
O que é síndrome de Cushing?
Síndrome de Cushing é uma doença endócrina também conhecida como hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo.
Quais são as causas da síndrome de Cushing?
As causas da síndrome de Cushing estão relacionadas com a alta concentração de cortisona no organismo do paciente por um longo período de tempo. O quadro pode ser causado pelo uso prolongado de medicamentos à base dessa substância ou pela sua produção anormal pelo organismo, nas glândulas suprarrenais. Pode ser causada, inclusive, por um tumor.
Quais são os sintomas da síndrome de Cushing?
Os sintomas da síndrome de Cushing geralmente se manifestam em forma de:
- excesso de gordura corporal, principalmente na parte superior das costas e no rosto;
- dificuldade de cicatrização;
- fadiga;
- aumento da pressão arterial;
- osteoporose;
- cálculos renais;
- diabetes;
- transtornos mentais.
Síndrome de Cushing tem cura?
A síndrome de Cushing tem cura, dependendo do que a está causando. O tratamento para síndrome de Cushing deve ser feito visando a curar sua causa primária e restabelecer os níveis de cortisol no organismo do paciente. Se o problema for causado por medicamentos, o médico deve avaliar o benefício dele em relação à doença. Em casos de tumor, pode ser preciso um procedimento cirúrgico. E se for a produção anormal do organismo, somente medicamentos ou uma dieta rica em potássio podem resolver a síndrome de Cushing.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.