Síndrome de Burnout
A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.
O que é a Síndrome de Burnout e quais são as causas?
O termo burnout, de origem inglesa, representa algo que deixou de funcionar por exaustão de energia. A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho.
Essa condição, também chamada de “síndrome do esgotamento profissional”, afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo e é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse e de tensão emocional.
É importante entender que a síndrome de burnout é um distúrbio emocional, que envolve primariamente a saúde mental, mas que, a longo prazo, pode trazer até mesmo sintomas físicos ao paciente.
Em quais profissões a Síndrome de Burnout é mais comum?
O burnout é mais comum em profissões em que altos níveis de estresse, ansiedade e cobrança são esperados. É o caso, por exemplo, de policiais, bombeiros, professores, bancários, publicitários, atendentes de telemarketing, médicos e enfermeiros.
Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?
Os efeitos da síndrome de burnout interferem em todas as esferas da vida do indivíduo, com prejuízos pessoais e profissionais. Os sintomas podem ser físicos, psíquicos, ou emocionais, e a pessoa pode apresentar:
- Cansaço mental e físico excessivo;
- Dores musculares ou osteomusculares;
- Distúrbios respiratórios;
- Imunodeficiência;
- Transtornos cardiovasculares;
- Disfunção sexual;
- Alterações menstruais;
- Pensamentos suicidas;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração;
- Perda de apetite;
- Irritabilidade e agressividade;
- Lapsos de memória;
- Baixa autoestima;
- Desânimo e apatia;
- Dores de cabeça e no corpo;
- Isolamento social;
- Pressão alta;
- Tristeza excessiva.
Como é o diagnóstico da Síndrome de Burnout?
Antes de mais nada, é preciso que o paciente com síndrome de burnout reconheça que precisa de ajuda para superar as dificuldades que enfrenta no momento.
Amigos, familiares e colegas de trabalho são uma parte importante, ajudando o paciente a entender que pode precisar de ajuda para superar suas dificuldades.
Como é o tratamento da Síndrome de Burnout?
O tratamento da síndrome de burnout pode ser feito por meio de medicamentos para tratar os sintomas. No geral, requer que o indivíduo faça terapia e acompanhamentos com um médico de forma constante.
Para além do uso de medicamentos e do acompanhamento médico, é importante que o paciente receba o apoio de sua rede de apoio (familiares, amigos e colegas de trabalho), para que sua recuperação seja completa.
É preciso refazer alguns hábitos e atitudes, visando evitar que a síndrome de burnout continue a trazer tantos transtornos.
A prática regular de atividade física e a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, meditação e exercícios de respiração, são altamente recomendadas para quem recebe esse diagnóstico.
Como prevenir a Síndrome de Burnout?
O melhor tratamento é evitar que ela chegue a acontecer de fato. Por isso, a prevenção do burnout deve ser levada a sério.
Algumas recomendações:
- Faça momentos de pausa no seu dia a dia e lembre-se de reservar espaço para o lazer e o descanso;
- Tente incluir atividades físicas no dia a dia, como forma de manter o equilíbrio mental;
- Evite o consumo de álcool, drogas e estimulantes para aliviar os sintomas de burnout ou para aguentar as pressões do dia a dia;
- Ouça os conselhos de seus colegas e familiares. Muitas vezes, pessoas com síndrome de burnout sequer percebem que estão indo além da conta;
- Procure ajuda profissional mesmo se achar que seus sintomas não são tão graves.
Estou com sintomas da Síndrome de Burnout. Qual profissional devo procurar?
Um psicólogo ou psiquiatra consegue realizar o diagnóstico de síndrome de burnout por meio do diálogo, que envolve a análise do histórico e do relato do paciente, assim como sua relação com o trabalho e a sua realização profissional.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a síndrome de burnout com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!