Síndrome de Asperger
Conhecida pela sigla SA, a síndrome de Asperger é uma alteração no desenvolvimento do paciente que acaba por afetar suas habilidades de socialização, seu contato com o mundo externo e sua capacidade de se comunicar ou de expressar suas emoções.
O que é síndrome de Asperger?
Conhecida pela sigla SA, a síndrome de Asperger é uma alteração no desenvolvimento do paciente que acaba por afetar suas habilidades de socialização, seu contato com o mundo externo e sua capacidade de se comunicar ou de expressar suas emoções.
A síndrome de Asperger está inserida no escopo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo considerada como uma das formas mais amenas do autismo.
Quais são as causas da síndrome de Asperger?
Não se sabe, exatamente, o que causa a síndrome de Asperger.
Até o momento, acredita-se que a síndrome de Asperger pode estar conectada tanto a fatores genéticos (ou seja, da genética do paciente) quanto a fatores ambientais.
Quais são os sintomas da síndrome de Asperger?
Os sinais da síndrome de Asperger são muitos e podem variar consideravelmente de acordo com cada criança.
Muitas pessoas chegam até a vida adulta sem receber o diagnóstico de síndrome de Asperger, já que seu conjunto de sintomas é muito particular ou leve.
Entre os sinais comuns da síndrome de Asperger, podemos destacar:
- desenvolvimento intelectual e cognitivo normal, mas com algumas dificuldades de imaginação ou pensamentos mais abstratos;
- inteligência normal ou até mesmo acima da média;
- desenvolvimento de habilidades e talentos muito específicos;
- preferência por padrões: repetem algumas palavras, gestos e expressões constantemente, como forma de conforto individual;
- manias ou hábitos muito arraigados;
- interesses específicos e muito intensos. Ao gostarem de um assunto, podem pesquisá-lo a fundo, tornando-se especialistas no tópico. Quando bebês ou crianças, podem ficar por horas brincando com o mesmo brinquedo;
- criação de rotinas e rituais diários para realizar determinadas tarefas. Caso essa rotina tenha que ser alterada, apresentam muita irritabilidade e desgosto; impaciência e dificuldade de controlar emoções e sentimentos;
- problemas ao se relacionar com outras pessoas por não entenderem bem as próprias emoções ou as emoções de outras pessoas, alguns parecem não se importar com as necessidades dos outros ou com seus sentimentos. Quando crianças e adolescentes, também não costumam gostar de ter amizade com pessoas de sua idade;
- dificuldade de comunicação por não entenderem muitos códigos de comunicação indiretos, como as expressões faciais, o tom de voz usado e linguagem corporal no geral. Também não entendem muito bem figuras de linguagem, como a ironia e o sarcasmo, por exemplo. Ao falar e conversar com terceiros, não conseguem manter contato visual, por exemplo;
- dificuldade de expressão pois é muito difícil expressar suas emoções, sentimentos e pensamentos;
- dificuldade de entender algumas regras e códigos sociais comuns;
- hipersensibilidade sensorial – tendem a não gostar de nada que seja muito forte nos sentidos, como sons muito altos, ambientes muito cheios ou lugares muito iluminados. Algumas texturas também podem incomodar o paciente com síndrome de Asperger.
Como é o diagnóstico da síndrome de Asperger?
O diagnóstico de síndrome de Asperger costuma ser feito por um psicólogo, mas pode envolver outros profissionais e especialistas no assunto.
Como é o tratamento da síndrome de Asperger?
De modo geral, não há cura ou tratamento para a síndrome de Asperger. Dependendo dos sintomas que são apresentados, o paciente pode receber o apoio de psicólogos e de outros especialistas para aprender estratégias e técnicas que o ajudam a melhorar sua qualidade de vida.
Um paciente que recebe esse diagnóstico vive uma vida normal e pode precisar apenas de algumas adaptações em seu cotidiano.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.