Síndrome das Pernas Inquietas
O que é Síndrome das Pernas Inquietas?
Também chamada de doença de Willis-Ekbom, a síndrome das pernas inquietas é uma condição peculiar, na qual o indivíduo afetado sente um desejo irresistível de movimentar as pernas e acaba mexendo-as involuntariamente. Os braços também podem ser movimentados em pacientes diagnosticados com essa condição.
A síndrome das pernas inquietas acontece mais comumente quando o paciente está em momentos de repouso, fica sentado por um certo período de tempo, ou durante a noite. Por isso, essa condição pode afetar a qualidade do sono, provocando verdadeiros malefícios à rotina do paciente.
Geralmente, a vontade de movimentar as pernas só acontece quando o indivíduo está deitado ou sentado. Uma vez que se levanta, caminha ou até mesmo alonga seus membros, essa necessidade some temporariamente.
O que causa Síndrome das Pernas Inquietas?
Ainda não se sabe exatamente qual é a causa da síndrome das pernas inquietas. Entretanto, estudos sugerem que ela pode estar relacionada a um desequilíbrio de dopamina, neurotransmissor que regula a atividade muscular.
Além disso, fatores genéticos, gravidez, condições médicas, como doença renal e anemia, o consumo de cafeína e o uso de cigarros podem desencadear a síndrome das pernas inquietas.
Quais são os sintomas de Síndrome das Pernas Inquietas?
Os sintomas de síndrome das pernas inquietas podem ser leves ou moderados. Em muitos dos casos, a condição não traz nenhum malefício ao paciente, enquanto outros precisam de acompanhamento médico para tentar controlar a síndrome.
Entre os principais sinais dessa síndrome estão:
- Vontade forte e incontrolável de movimentar as pernas quando se está sentado, em repouso ou deitado, durante à noite;
- Sensação forte de desconforto caso as pernas não sejam movimentadas;
- Movimento de pernas que acontece até mesmo durante o sono, como chutes e outros movimentos involuntários que impedem a pessoa de repousar durante o sono;
- Formigamento, fisgadas e dores nas pernas;
- Pontadas.
Se tenho sintomas de Síndrome das Pernas Inquietas, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de síndrome das pernas inquietas, é necessário procurar um neurologista, profissional capacitado para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado
Como é feito o diagnóstico de Síndrome das Pernas Inquietas?
O diagnóstico da síndrome das pernas inquietas é clínico, realizado por um médico neurologista. Ele avalia a história do paciente, sintomas, padrões de sono e exames físicos. Não existem exames laboratoriais específicos para essa condição.
Em casos raros, podem ser solicitados exames complementares, como polissonografia e exames de sangue, para descartar outras doenças.
Como é o tratamento de Síndrome das Pernas Inquietas?
Não existe cura para a síndrome das pernas inquietas. No entanto, é possível adotar algumas medidas que acabem por aliviar os sintomas dessa condição peculiar.
Investir em técnicas de relaxamento, como ioga e meditação, além de tomar banhos quentes que relaxam os músculos podem aliviar a vontade de movimentar as pernas constantemente.
Nos pacientes em que a síndrome das pernas inquietas é mais grave, apresentando sintomas que definitivamente prejudicam a vida deles, é preciso fazer uso de alguns medicamentos que diminuam a sensibilidade das pernas, por causa da dor causada pela síndrome.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a síndrome das pernas inquietas com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!