Sentir sede excessiva é indicativo de desidratação ou doença a ser investigada. É natural beber líquidos e, às vezes, o organismo nos pede um pouco mais de água.
Sede excessiva e boca seca quando associados, é chamado pelos médicos de polidipsia.
É normal o aumento da sede em dias quentes ou durante atividade física intensa, por exemplo. Sede excessiva com diarréia e vômito também é natural. No entanto, vale lembrar que a sede excessiva pode ser sinal de grande variedade de sintomas e doenças.
Quando a sede excessiva está associada a aumento da frequência urinária e vontade de urinar, pode indicar sintomas iniciais de diabetes.
A sede excessiva também é um sinal de desidratação. Se a urina se tornar de coloração amarelo vivo, concentrado, somada à sede constante, pode haver desidratação.
A sede excessiva pode ser consequência do abuso no consumo de álcool, a chamada “ressaca”, e indivíduos portadores de insuficiência renal e hepática também podem apresentar esse sintoma.
Assim, sede excessiva por dias e períodos prolongados, com ou sem a presença de outros sintomas, vale uma consulta ao médico, que solicitará exames complementares para descobrir a causa.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.