Sarna humana é uma doença de pele contagiosa, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, resultando em sintomas como coceira intensa e bolinhas vermelhas na pele. Entenda o que é sarna, sintomas, causas, transmissão, tratamento e como prevenir
A sarna humana é uma doença de pele contagiosa que causa sintomas como coceira intensa principalmente à noite ou bolinhas vermelhas na pele.
Essa infecção, também conhecida como escabiose, é transmitida pelo contato direto ou pelo uso de roupas e objetos contaminados com ácaro Sarcoptes scabiei. Saiba mais sobre a escabiose.
O tratamento para sarna humana é feito pelo dermatologista e, normalmente, envolve o uso de remédios na forma de creme, loção ou comprimidos.
Os principais sintomas da sarna são:
Os locais do corpo mais comuns afetados pela sarna humana são as regiões entre os dedos, umbigo, axilas, nádegas, áreas de dobras de pele, mãos, pulsos, coxas, cintura ou solas dos pés.
Além disso, em mulheres também podem surgir sintomas na aréola das mamas ou vulva, e em homens, na região escrotal ou pênis. Veja outras causas de coceira na pele.
Na presença de sintomas de sarna, deve-se consultar o dermatologista, para que as lesões na pele sejam avaliadas, o diagnóstico confirmado e iniciado o tratamento mais adequado.
O diagnóstico da sarna é feito pelo dermatologista por meio da avaliação das características das lesões na pele.
Além disso, o médico pode realizar o exame de dermatoscopia, utilizando um aparelho que amplia a imagem da pele, sendo possível observar o ácaro, suas fezes, larvas, ovos ou tocas.
A sarna humana pode ser classificada em diferentes tipos, sendo os principais:
A sarna humana clássica é caracterizada por afetar as palmas das mãos, solas dos pés e por baixo das unhas, sendo transmitida principalmente pelo contato pele a pele, por pelo menos 10 minutos.
A sarna humana nodular é considerada uma variante da sarna humana clássica, sendo caracterizada por formação de bolinhas vermelhas na pele. Veja outras causas de bolinhas na pele.
Esse tipo de sarna geralmente afeta as axilas, virilhas, nádegas mamas ou região íntima masculina.
A sarna humana crostosa é mais comum em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como nos casos de diabetes, infecção pelo HIV, terapia com imunossupressores ou idosos.
Nesse tipo de sarna humana, também conhecida como sarna norueguesa, o ácaro é transmitido facilmente e de forma rápida com apenas um simples contato com a pele ou objetos contaminados.
Na sarna humana crostosa, a pessoa apresenta milhões de ácaros e formação de crostas na pele.
A sarna humana é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que se alimenta de queratina, uma proteína presente na camada mais superficial da pele, onde escava túneis durante 30 dias, em média
Após isso, nessas “passagens”, a fêmea do microorganismo coloca os seus ovos, que eclodem e liberam as larvas em até 10 dias.
Os ácaros retornam para a superfície da pele e completam o ciclo.
A forma como se pega a sarna em humanos é:
A sarna humana é mais comum em crianças, adolescentes ou idosos, transmitida em escolas ou asilos, por exemplo.
O tratamento para sarna humana é feito pelo dermatologista com o uso de remédios antiparasitários com o objetivo de eliminar o ácaro Sarcoptes scabiei e aliviar os sintomas.
Os principais tratamentos para sarna humana são:
O tempo de tratamento com remédios para sarna humana, varia de acordo com a sua apresentação, devendo sempre ser orientado pelo dermatologista.
O sabonete para sarna humana, como o benzoato de benzila 100 mg/g (Sanasar), pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 3 anos.
Esse sabonete deve ser usado lavando a área da pele com sarna, até produzir uma espuma que deve ser mantida na pele até que seque completamente.
O sabonete para sarna humana não deve ser aplicado no rosto, olhos e mucosas, ou na pele com feridas.
O comprimido para sarna humana que pode ser indicado pelo dermatologista para adultos ou crianças com mais de 5 anos ou que pesem mais de 15Kg é a ivermectina.
A ivermectina é um remédio para sarna humana em dose única e as doses variam com o peso corporal, devendo ser calculadas pelo médico. Saiba como tomar a ivermectina corretamente.
A pomada, creme ou loção para sarna humana, como a permetrina 50 mg/mL, pode ser usada por adultos, idosos ou crianças com mais de 2 meses.
Esse medicamento para sarna humana provoca a paralisia do ácaro na pele e ajuda a eliminar seus ovos, devendo ser aplicado sobre a pele limpa, seca e fria.
As doses da permetrina para sarna humana devem ser indicadas pelo médico pois variam de acordo com a idade.
Além disso, caso a pessoa apresente infecção por bactérias nas lesões na pele causadas pela sarna, o médico pode recomendar o uso de pomadas antibióticas.
A sarna tem cura, através do tratamento e autocuidados indicados pelo dermatologista.
É importante que o(a) parceiro(a) também faça o tratamento, assim como todos os familiares que convivem na mesma casa.
Para alcançar a cura, alguns autocuidados para sarna humana são:
Além disso, deve-se lavar roupas de cama, pessoais e íntimas, toalhas, cobertores, edredons que tenham estado em contato direto com a pele, em água quente acima de 50ºC por no mínimo 10 minutos.
Para prevenir a sarna, é fundamental não frequentar ambientes sujos, manter a residência bem higienizada e garantir uma boa higiene pessoal.
Além disso, recomenda-se evitar compartilhar objetos íntimos, como roupas de cama e toalhas.
É importante também higienizar com álcool 70% colchonetes e aparelhos de academia, de forma a prevenir a sarna humana.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a sarna com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!