Sarna é uma doença de pele causada por um parasita e bastante contagiosa, caracterizada principalmente pela coceira intensa.
Também conhecida como escabiose, a sarna é uma doença de pele causada por um parasita. Bastante contagiosa, ela é caracterizada principalmente pela coceira intensa. Sua transmissão pode ocorrer por meio do contato direto e prolongado com a pessoa infectada ou pelo uso de roupas e objetos do indivíduo. Deve-se ressaltar que animais não transmitem a sarna humana.
Para prevenir a sarna, é fundamental não frequentar ambientes sujos, manter a residência bem higienizada e garantir uma boa higiene pessoal. Além disso, recomenda-se evitar compartilhar objetos íntimos, como roupas de cama e toalhas.
A causa da sarna é um ácaro bem pequeno, denominado Sarcoptes scabiei, que só pode ser observado por meio de microscópio. Esse parasita se alimenta de queratina, uma proteína que constitui a camada superficial da pele, onde escava túneis durante 30 dias, em média. Após isso, nessas “passagens”, a fêmea do microorganismo coloca os seus ovos, que eclodem e liberam as larvas em até 10 dias. Os ácaros retornam para a superfície da pele e completam o ciclo.
Os principais sintomas da sarna são:
A sarna tem cura. Normalmente, após o início do tratamento adequado, o paciente fica livre dos ácaros em cerca de 10 dias.
O tratamento para sarna é feito por meio de medicamentos tópicos ou orais e tem como objetivo acabar com a infestação pelo parasita e aliviar os sintomas da doença. Ainda, costuma-se receitar pomadas e sabonetes que ajudam a combater os ácaros e os seus ovos. As pessoas que tiveram contato com o paciente infectado também devem iniciar o tratamento, uma vez que os microorganismos podem estar presentes na pele, mesmo sem sintomas.
Além disso, durante o tratamento, é preciso prevenir uma nova infestação do ácaro, por meio de medidas, como lavar com água quente as roupas do paciente com sarna e passar ferro nas peças depois de secas.
O médico dermatologista é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar a sarna.
Para diagnosticar a sarna, o médico dermatologista faz uma avaliação na pele, buscando verificar a presença de túneis e lesões típicas da doença no paciente. No entanto, também é possível coletar o material das “feridas” para confirmar ou descartar a suspeita do ácaro, por meio da análise no microscópio.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a sarna com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!