O Sarcoma de kaposi é um tipo de câncer que atinge, principalmente, a pele. A doença avança de forma lenta, portanto nos primeiros sintomas é essencial buscar a ajuda de um profissional. Atualmente, existem métodos eficazes para o tratamento.
O Sarcoma de kaposi é um tipo de câncer que atinge, principalmente, a pele. A doença avança de forma lenta, portanto nos primeiros sintomas é essencial buscar a ajuda de um profissional. Atualmente, existem métodos eficazes para o tratamento.
As causas do Sarcoma de Kaposi estão relacionadas a um vírus chamado herpes vírus humano tipo 8 (HHV 8) ou Kaposi sarcoma herpesvirus (KSHV). A relação do vírus com a doença está diretamente relacionada, no entanto somente o contato com o vírus não basta para desenvolver a doença. É preciso que o paciente esteja com o sistema imunológico deficiente, como acontece com aqueles que usam medicamentos imunossupressores ou são portadores do HIV.
Existem três tipos de Sarcoma de kaposi:
Os Sintomas do Sarcoma de kaposi estão relacionados a manchas vermelhas ou escuras na pele, principalmente nos pés ou nas pernas. Essas manchas podem surgir em qualquer parte do corpo, inclusive na boca e áreas genitais. Além de poder atingir os órgãos internos do corpo, causando hemorragias.
Geralmente, as manchas não causam dor no paciente. Mas devem gerar preocupação para buscar ajuda de um profissional de saúde.
Dependendo do caso, o Sarcoma de Kaposi tem cura. O tratamento para o Sarcoma de Kaposi vai depender do tipo e estágio da doença. As opções de tratamento inclui quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e medicamentos para evitar a progressão da doença.
Para os pacientes com sistema imunológico comprometido, é essencial se manter protegido de quaisquer outras infecções. Os portadores de Aids, a própria medicação já controla as lesões provocadas pelo câncer.
Somente um médico de confiança pode fazer o diagnóstico correto da doença e, junto ao paciente, decidir a melhor opção de tratamento para o Sarcoma de Kaposi.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.