Também chamada de Besnier-Boeck-Schaumann, a sarcoidose é uma condição que faz com que surjam agrupamentos de células de defesa do organismo, resultando em nódulos inflamatórios, chamados de granulomas epitelióides.
Também chamada de Besnier-Boeck-Schaumann, a sarcoidose é uma condição que faz com que surjam agrupamentos de células de defesa do organismo, resultando em nódulos inflamatórios, chamados de granulomas epitelióides.
Esses granulomas epitelióides podem surgir em diferentes órgãos do corpo, atrapalhando seu pleno funcionamento e causando diversos sintomas no paciente. Eles surgem, de forma mais comum, nos pulmões do paciente.
No entanto, a sarcoidose também pode surgir em outros pontos do corpo, como os gânglios linfáticos, a pele, o coração, o fígado, os olhos, o baço, o sistema nervoso central, os músculos esqueléticos, os rins e as articulações, por exemplo.
A sarcoidose é uma condição autoimune, onde o próprio organismo causa a condição no paciente, ou seja, não há cura. Não se sabe, exatamente, qual a causa da sarcoidose, mas ela pode ser resultado de uma resposta excessiva do organismo a uma infecção causada por um vírus ou uma bactéria, por exemplo, ou mesmo devido ao contato com alguma substância química. Em casos graves, pode haver o desenvolvimento de sérias complicações ao atingir os órgãos vitais, complicando o tratamento.
Apesar de poder atingir pacientes de qualquer faixa etária, a sarcoidose é mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos de idade.
De modo geral, os sintomas da sarcoidose dependem do órgão do paciente que é afetado pela condição. É importante ressaltar ainda que, nos estágios iniciais, a sarcoidose pode ser assintomática.
No tipo mais comum, que afeta os pulmões, entre os principais sintomas, podemos destacar:
A sarcoidose também pode provocar diversos problemas na pele, como:
Já nos olhos, a sarcoidose pode afetar os olhos de forma assintomática. No entanto, existem casos onde podem surgir alguns sinais e sintomas, designadamente:
Como o coração também pode ser afetado pela sarcoidose, os sintomas podem se manifestar de algumas formas, entre elas:
Falta de energia, inchaço dos gânglios linfáticos, dor e edemas nas articulações, perda de peso e queda de cabelo também podem estar relacionados à sarcoidose.
Por ser uma doença auto-imune, a sarcoidose pode ter tratamentos variados. Em alguns casos, medicamentos já usados em outras condições auto-imunes podem ajudar na recuperação do paciente.
Em certos pacientes, o próprio organismo se equilibra e a sarcoidose pode desaparecer do organismo sem que haja necessidade de tratamento.
Por fim, nos casos mais graves, um transplante de órgãos para a troca dos órgãos acometidos pela sarcoidose pode ser recomendado, a depender do quadro do paciente.
Existem diversos tipos, sinais e sintomas de sarcoidose. Caso haja algum sintoma, pode ser necessário procurar um pneumologista para confirmar o diagnóstico, assim como também um dermatologista para erupções cutâneas, um médico cardiologista, um médico oculista, um médico reumatologista ou um clínico geral.
Por ser uma doença que apresenta poucos sinais e sintomas iniciais, a sarcoidose não é uma condição de fácil diagnóstico, já que pode ser confundida com doenças como por exemplo tuberculose, linfoma ou câncer de pulmão, por possuir sintomas semelhantes. Portanto, o médico poderá começar pela história clínica e pelo exame físico.
O médico especialista poderá pedir diversos exames para identificar a sarcoidose, entre eles:
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a sarcoidose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!