Sangue no vômito é um sintoma médico chamado também de hematêmese. Nessa condição, o paciente elimina seus conteúdos estomacais por meio de vômitos contendo sangue.
Sangue no vômito é um sintoma médico chamado também de hematêmese. Nessa condição, o paciente elimina seus conteúdos estomacais por meio de vômitos contendo sangue.
O sangue pode estar vermelho vívido, separado dos outros líquidos, ou pode estar mais amarronzado, com aparência de borra de café, por exemplo.
Vomitar sangue é um importante sintoma médico que deve ser levado a sério, o paciente deve buscar ajuda imediata, uma vez que se trata de um sintoma relacionado a problemas no sistema digestivo.
Existem inúmeras causas para sangue no vômito e a grande maioria está relacionada à saúde do sistema digestivo.
Alguns pacientes podem apresentar sangue no vômito devido a úlceras e também a gastrite e esofagite, que são inflamações na mucosa do estômago e no esôfago, respectivamente.
Hemorragias e outras dificuldades nos vasos sanguíneos que revestem o sistema digestivo também podem causar sangramentos que podem resultar em sangue no vômito.
Câncer de estômago e de esôfago também podem causar sangue no vômito.
Por fim, é importante ressaltar que a mucosa gástrica é bastante delicada e que ao consumirmos álcool ou medicamentos em excesso, ela pode ser danificada, aumentando as chances do paciente vir a apresentar sangue no vômito.
Nem sempre, no entanto, a presença de sangue no vômito é sintoma de uma doença grave. Alguns pacientes, especialmente crianças, podem engolir uma hemorragia nasal ou mesmo um dente de leite. Caso eles vomitem esses conteúdos, poderá haver a presença de sangue no vômito, sem que isso seja causado por outras doenças.
O sangue no vômito pode ser avermelhado ou amarronzado, e pode estar misturado com os conteúdos estomacais ou não. A cor e o estado do sangue no vômito costumam ajudar os médicos a identificarem onde, no sistema digestivo do paciente, o sangramento intestinal surgiu.
Além do sintoma de sangue no vômito, que serve como um sinal de alerta, o paciente deve procurar ajuda médica imediata caso apresente, além da hemantese, sintomas como:
O diagnóstico das causas de sangue no vômito pode ser feito, por exemplo, por meio de exames como a endoscopia digestiva alta.
O tratamento do sangue no vômito depende do que está causando a hematêmese. Em alguns casos, trata-se o sangramento apenas acompanhando o paciente e realizando alterações em sua dieta e estilo de vida, com o auxílio de medicamentos que apoiem a mucosa gastrointestinal.
Em outros casos, intervenções cirúrgicas e outras operações e procedimentos podem ser necessários para que o paciente deixe de apresentar sangue no vômito.
Caso o tratamento para sangue no vômito demore para ser realizado, é preciso ficar atento, uma vez que os vômitos contínuos podem fazer com que o paciente fique com a garganta mais sensibilizada, devido aos conteúdos gastroestomacais.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo