As fezes com sangue podem ser consequência de uma hemorroida, fissura anal, endometriose, má formação vascular, diverticulose, hemorragias, sangramento no estômago ou nos intestinos e também de doenças mais graves, como câncer retal.
Quando há sangue vivo nas fezes, ou seja, mais vermelho e aparente, não misturado ao bolo fecal, maiores são as chances de que o problema esteja na parte inferior do trato gastrointestinal.
É preciso ficar atento e procurar um médico imediatamente quando o quadro de sangramento for persistente e acompanhado por outros sintomas, como dor abdominal.
Em alguns casos, quando há a desconfiança de sangue oculto nas fezes, especialmente em pessoas com histórico familiar de câncer colorretal, ou suspeita de doenças inflamatórias como Chron ou colite, o especialista pedirá exame específico para detectá-lo.
Para cuidar bem do seu intestino, seguem algumas dicas:
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.