O sangramento no nariz acontece quando o paciente, por algum motivo, apresenta a eliminação de sangue por meio de suas narinas. O termo médico utilizado para designar essa condição é epistaxe.
Pode ocorrer em maior ou menor quantidade, em um filete de sangue ou em grande fluxo, e pode cessar após poucos minutos ou durar por mais do que meia hora.
O sangramento no nariz é mais comum em crianças menores de 10 anos de idade e em adultos acima dos 35 anos.
A mucosa nasal, tecido que reveste o interior do nariz, é repleta de pequenos vasos sanguíneos que são responsáveis por sua irrigação sanguínea. Esses vasinhos são muito delicados e quando, por algum motivo, eles estouram ou apresentam rachaduras pequenas, o paciente apresenta sangramento no nariz.
A causa mais comum de sangramento no nariz é o tempo seco, quando os índices de umidade do ar ficam abaixo do recomendado e a mucosa nasal fica excessivamente ressecada, aumentando as chances de seus vasos sanguíneos estourarem.
Outras causas comuns de sangramento no nariz incluem:
No entanto, é importante destacar que o sangramento nasal também pode surgir como um sintoma de outras doenças e condições médicas, entre as quais podemos destacar:
Outra causa comum de sangramento nasal é o uso de substâncias ilícitas, como a cocaína, que são inaladas pelo nariz.
O principal sintoma de sangramento no nariz é a presença de sangue em uma ou em ambas as narinas.
Pode acontecer em menor ou maior quantidade, como um filete ou em grande fluxo de sangue e pode durar mais ou menos tempo.
O tratamento envolve estancar e interromper esse sangramento. É recomendado que o paciente com sangramento nasal respire pela boca e sente-se inclinando o pescoço para frente e pressionando as narinas pelo lado de fora.
É muito importante não inclinar a cabeça para trás, uma vez que isso pode fazer com que o sangue chegue ao trato gastrointestinal, causando irritação no local e levando a vômitos ou dor no local.
Uma compressa de gelo pode ser utilizada para ajudar a estancar esse sangramento, mas se após 15 minutos de sangramento nasal contínuo, o paciente continuar com o fluxo de sangue, ainda que menor, é recomendado que ele busque ajuda médica imediata.
No hospital, o sangramento nasal poderá ser tratado por meio da cauterização das veias da mucosa nasal, ajudando a parar de sangrar por completo.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.