Sangramento na Pele
O sangramento na pele pode ser proveniente de lesões em vasos sanguíneos formando manchas vermelhas na pele. O sangue se junta em uma área grande (equimose) ou em áreas planas maiores (púrpura).
O que é sangramento na pele?
Manchas roxas e avermelhadas na pele costumam indicar sangramentos. Normalmente, elas se originam de traumas e lesões, que rompem os vasos sanguíneos, embora ainda possam ser provocadas por condições de saúde mais sérias. O paciente deve redobrar a atenção quando esses sinais de sangramento aparecem sem causa aparente, ou seja, quando não foram decorrentes de pancadas na região.
O sangramento na pele pode se manifestar de diferentes formas:
- Petéquias – apresentam-se em aglomerações de pequenos pontos (menores que 2 mm) avermelhados ou arroxeados;
- Equimoses – maiores que 1 cm, normalmente são manchas difusas e com bordas irregulares, provocadas pelo rompimento de vasos superficiais;
- Hematoma – ocorre quando vasos sanguíneos mais profundos são atingidos.
Quais as possíveis causas do sangramento na pele?
Existem inúmeras condições que podem causar sangramento na pele, mas as principais são:
- Leucemia;
- Trauma ou ferimento;
- Reação alérgica;
- Hemorragia interna;
- Medicamentos antiplaquetários;
- Doenças autoimunes;
- Sessões de quimioterapia e radioterapia;
- Infecção viral;
- Doença que afeta a coagulação sanguínea;
- Púrpura trombocitopênica idiopática;
- Contusão;
- Envelhecimento natural da pele;
- Uso de medicamentos como aspirina, anticoagulantes e esteroides.
Quais os sintomas que podem acompanhar o sangramento na pele?
Os principais sintomas do sangramento na pele são as manchas vermelhas. Porém, dependendo da causa, o paciente ainda pode apresentar dor, febre, palidez e presença de sangue em regiões como gengiva e nariz.
Sangramento na pele tem cura?
Quando o sangramento na pele é provocado por traumas e lesões, no geral, as manchas desaparecem espontaneamente. No entanto, quando há causas mais graves relacionadas a esse sintoma, é fundamental buscar ajuda médica para iniciar o tratamento mais adequado.
Qual o tratamento para sangramento na pele?
Os tratamentos para sangramento da pele variam de acordo com as causas de cada paciente. Porém, é possível citar o uso de cremes ricos em vitamina K; medicamentos, como corticoides e imunoglobulina; transfusão de plaquetas; cirurgias e até transplante de medula óssea.
Se tenho sangramento na pele, que médico devo procurar?
O hematologista é o especialista mais indicado para identificar a causa do sangramento na pele, uma vez que é responsável por estudar, diagnosticar e tratar doenças que afetam o sangue e órgãos, como os linfonodos e a medula óssea.
Para descobrir a causa do sangramento na pele, quais exames o médico pode solicitar?
Após avaliar o quadro clínico do paciente, o médico pode solicitar exames laboratoriais e de imagem para diagnosticar a causa do sangramento na pele. Normalmente, é necessário realizar procedimentos, como hemograma completo, testes de coagulação sanguínea e tomografia computadorizada.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão a doença que está causando o sangramento na pele, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo