O sangramento na gravidez é um problema comum, mas muitas vezes não indica problemas graves. No entanto, qualquer sangramento durante a gravidez deve ser avaliado pelo ginecologista para identificar se é algo grave ou não. Perdas de sangue podem ser normais e resultantes das alterações no corpo da mulher, entretanto, podem indicar um aborto espontâneo ou uma gravidez ectópica.
Existem inúmeras causas para o sangramento na gravidez, entre elas: sangramento de escape, descolamento ovular ou da placenta, gravidez ectópica, placenta prévia, aborto espontâneo e infecção uterina. Por haver diversas causas, o acompanhamento com o obstetra é imprescindível, para que seja feito o diagnóstico do problema e, se necessário, dar início ao tratamento.
O sangramento na gravidez é um sintoma.
Sangramento na gravidez tem cura e o tratamento depende da causa. Nos casos em que não é possível identificar a causa, o sangramento não põe em risco a vida da gestante e os exames clínicos estão normais, a evolução do quadro costuma ser favorável e o sangramento para sozinho. Em casos de abortamento, se for abortamento completo, não há tratamento, mas se for abortamento em curso, pode ser recomendada a cirurgia ou o uso de medicamentos. Nos casos em que a causa do sangramento é a gravidez ectópica, a cirurgia de urgência é necessária.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.