Sangramento Intermenstrual
Sangramento intermenstrual, escape intermenstrual ou sangramento de escape são termos médicos utilizados para designar o sangramento vaginal que acomete pacientes do sexo feminino entre um período menstrual e outro.
O que é sangramento intermenstrual?
Sangramento intermenstrual, escape intermenstrual ou sangramento de escape são termos médicos utilizados para designar o sangramento vaginal que acomete pacientes do sexo feminino entre um período menstrual e outro. Normalmente, vem em pouca quantidade.
Quais as possíveis causas do sangramento intermenstrual?
Existem inúmeras causas para o sangramento de escape. Em algumas situações, seu aparecimento pode ser considerado natural, como após a realização de exames ginecológicos, por exemplo. Quando se torna insistente e abundante, é necessário procurar a avaliação de um especialista.
Veja mais algumas possíveis causas do sangramento intermenstrual:
- Adaptação a um novo contraceptivo – O sangramento, nesse caso, pode acontecer por conta das variações hormonais. Costuma ocorrer nos primeiros dias de uso do novo método ou troca de pílula.
- Durante a ovulação – Também acontece por conta de variações hormonais.
- Estresse – Períodos em que a mulher enfrenta altos níveis de estresse podem desequilibrar as atividades hormonais e causar o sangramento de escape.
- Pólipos uterinos – Formações benignas de tecido no interior do útero.
- Infecções – Fungos, bactérias e parasitas podem causar infecções e sangramentos vaginais.
- Gravidez – Fases iniciais da gravidez podem causar pequenos sangramentos.
Quais os sintomas que podem acompanhar o sangramento intermenstrual?
Podem acompanhar o sangramento intermenstrual a dor pélvica ou cólica.
Porém, nesses casos, um médico deve ser consultado. Sangramentos vaginais em mulheres antes da puberdade ou após a menopausa também necessitam ser acompanhados de perto por um especialista.
Qual o tratamento do sangramento intermenstrual?
Nem sempre o sangramento intermenstrual requer algum tipo de tratamento. No caso do processo de adaptação a um contraceptivo, por exemplo, pode ou não ser necessária a intervenção médica ou a mudança do método. De modo geral, o tratamento do sangramento intermenstrual depende das causas da condição.
Se tenho sangramento intermenstrual, que médico devo procurar?
Normalmente, o médico ginecologista é capaz de tratar o sangramento intermenstrual. Caso seja necessário, ele pode realizar o encaminhamento para outro especialista, como o endocrinologista, por exemplo.
Para descobrir a causa do sangramento intermenstrual, quais exames o médico pode solicitar?
Quando o sangramento de escape acontece de forma excessiva, o médico pode recomendar exames como o papanicolau (também conhecido como preventivo) e ultrassonografias, para identificar a causa do problema.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão a doença que está causando o sangramento intermenstrual, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!