Sangramento anal é um sintoma comumente relacionado a hemorroidas e fissuras anais, no entanto, pode ser associado a outras doenças.
Sangramento anal é um sintoma comumente relacionado a hemorroidas e fissuras anais, no entanto, pode ser associado a outras doenças.
Uma das principais causas do sangramento anal é a prisão de ventre, que deixa as fezes ressecadas e difíceis de serem eliminadas. Outras causas incluem: hemorroidas, que são veias dilatadas que surgem dentro do reto ou no ânus e que podem sangrar quando a pessoa elimina fezes ou quando faz muita força; fissura anal, que também acontece pela passagem de fezes secas; proctite, que consiste na inflamação da mucosa que reveste o reto; pólipos intestinais, que acontece devido à proliferação excessiva de células na mucosa do intestino grosso; doenças intestinais e câncer no ânus.
O sangramento anal é um sintoma que pode ser decorrente das condições descritas acima.
Sangramento anal tem cura, mas ela depende do tratamento da causa. As formas de tratamento incluem: evitar o uso do papel higiênico, ter uma alimentação rica em fibras e em água, se a causa for hemorroidas ou fissura anal; uso de medicamentos que ajudam a diminuir a inflamação, no caso da proctite; retirada do pólipo durante a realização da colonoscopia, no caso de pólipos intestinais; uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e mudança dos hábitos alimentares, no caso de doenças intestinais; cirurgia para remover pequenos tumores da região anal, além de quimioterapia e radioterapia, no caso do câncer no ânus. Procure um gastroenterologista ou um proctologista.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.