Saciedade precoce é o termo médico que é utilizado quando o paciente, por uma série de motivos, sente que está com a barriga cheia e que pode parar de comer mesmo sem ingerir a quantidade de alimentos que seriam necessários de acordo com sua idade, sexo e altura.
Saciedade precoce é o termo médico que é utilizado quando o paciente, por uma série de motivos, sente que está com a barriga cheia e que pode parar de comer mesmo sem ingerir a quantidade de alimentos que seriam necessários de acordo com sua idade, sexo e altura.
Quando esse paciente se alimenta, é como se os nervos e os sensores de saciedade presentes no estômago enviassem ao cérebro dele a informação de que já comeu o suficiente e que já pode encerrar sua refeição, mesmo que ele tenha dado apenas algumas poucas colheradas na comida.
Como consequência, a longo prazo, desses episódios de saciedade precoce, esse paciente pode vir a sofrer de uma perda abrupta de peso, além de variadas deficiências nutricionais que podem, a longo prazo, trazer uma série de problemas para seu organismo.
Existem inúmeras causas para a saciedade precoce.
É possível que a saciedade precoce se apresente em pacientes que possuem uma série de problemas de saúde relacionados ao sistema digestivo. É o caso, por exemplo, de pacientes com tumores no estômago, com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), azia, prisão de ventre, obstrução gástrica e úlcera.
Pacientes com gastroparesia, uma condição em que o estômago não consegue se movimentar normalmente, dificultando a passagem de comida do estômago para o duodeno e, em seguida, para o intestino delgado, também podem vir a apresentar a saciedade precoce, assim como pacientes com diabetes e alterações anatômicas no fígado, como os que têm o órgão aumentado.
Ainda, pacientes com câncer também podem vir a apresentar a saciedade precoce, sentindo-se satisfeitos mesmo ao ingerir pouca comida.
A saciedade precoce também pode ser um problema do sistema nervoso, devido à comunicação entre o cérebro e os nervos da região abdominal. Por isso, exames e checagens de sintomas são sempre necessários para comprovar essa condição.
Entre os principais sinais de saciedade precoce, podemos destacar:
É preciso buscar ajuda médica principalmente quando a saciedade precoce faz com que o paciente perca peso e apresente sintomas como:
O tratamento da saciedade precoce é feito geralmente com o auxílio de um nutricionista e pode envolver também o uso de medicamentos que ajudam a abrir o apetite do paciente e estimulam sua alimentação.
Pode ser necessário, ainda, mudanças diversas no estilo de vida do paciente, como a adoção de dietas líquidas ou mesmo o melhor espaçamento das refeições, para que aconteçam com alimentos em menor quantidade, mas em uma maior frequência.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.