Quem é que nunca “perdeu a voz”? A rouquidão é a situação que denominamos popularmente de perder a voz. Isso porque ela causa uma mudança no tom da voz, deixando-a mais grossa do que o normal.
Geralmente, quem passa pela rouquidão sente outros sintomas também, como a dor ao falar, sendo que o mero ato de manter uma conversa pode ser dificultoso e cansativo. Uma pessoa pode ficar rouca durante alguns dias, na rouquidão aguda, mas também ficar rouca por extensos períodos, na rouquidão crônica.
A rouquidão pode estar associada a doenças do aparelho respiratório, em especial quando surge combinada com sintomas como a tosse, a dor ao engolir e a febre, mas também pode surgir como consequência de doenças variadas, como o refluxo. Ser fumante e fazer o uso abusivo de substâncias alcoólicas também pode causar rouquidão.
Até mesmo alergias, calos nas cordas vocais e o uso excessivo da voz (como após frequentar um show ou dar uma apresentação) podem causar rouquidão.
Crianças pequenas também podem apresentar rouquidão, sendo que a rouquidão no bebê é relativamente comum e pode ser um sinal de que ele chorou muito. O refluxo nos bebês tem a rouquidão como um de seus sintomas. Se o bebê de menos de 3 meses estiver rouco, é preciso levá-lo ao médico para entender melhor o que está causando a rouquidão.
Existem inúmeros remédios naturais que ajudam a curar a rouquidão. Tomar bastante líquidos e aproveitar para tomar chás naturais, como o chá de gengibre e o chá de limão e mel, são algumas dessas práticas comumente realizadas.
Se a rouquidão demora a cessar ou se está associada a outros sintomas é preciso consultar um médico para descobrir as causas da rouquidão e receber indicação de tratamento. Por vezes, pode ser necessária a avaliação de um fonoaudiologista, que fará uma avaliação global do aparelho vocal do paciente.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.