Rotavirus
O rotavírus é um vírus capaz de causar uma série de problemas gastrointestinais.
O que é Rotavírus?
O rotavírus é um vírus capaz de causar uma série de problemas gastrointestinais. Ele é o grande responsável pela DDA (Doença Diarreica Aguda), e pela gastroenterite aguda.
Devido ao caráter severo da diarreia causada pelo rotavírus, essa é uma condição de grande gravidade para crianças menores de 5 anos de idade, apesar de atingir indivíduos de todas as idades.
O que causa Rotavírus?
O rotavírus é causado por um vírus infeccioso que entra no organismo do indivíduo por meio do contato direto ou pelo contato com água, utensílios, brinquedos e alimentos contaminados pelo vírus. Além disso, é encontrado em alta concentração nas fezes de crianças infectadas; ao ser expelido, ele se propaga, dando início a novos ciclos de contaminação.
Quais os sintomas do Rotavírus?
Entre os sintomas do rotavírus podemos destacar:
- Diarreia com eliminação de fezes líquidas e gordurosas, sem a presença de sangue ou de muco;
- Vômitos constantes;
- Desidratação;
- Febre alta;
- Mal-estar;
- Desidratação;
- Tosse;
- Coriza.
Se tenho sintomas de Rotavírus, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de rotavírus, é necessário procurar um médico clínico geral ou pediatra (no caso de crianças), profissionais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Rotavírus?
O diagnóstico de rotavírus é realizado por meio de um exame de fezes. Esse vírus é identificado pela presença de partículas virais ou antígenos nas fezes do paciente. Geralmente, o teste é feito dentro de dois dias após o início dos sintomas.
É essencial procurar assistência médica imediata se suspeitar de rotavírus, especialmente crianças e idosos, devido ao risco de desidratação grave.
Como é o tratamento para Rotavírus?
Geralmente, os casos mais leves de rotavírus se curam naturalmente. Durante esse período, a pessoa precisa se manter bem hidratada, repondo os líquidos e minerais que são eliminados nas fezes. O soro caseiro pode ser um grande aliado no tratamento.
Os casos mais severos de rotavírus precisam ser tratados porque quase sempre levam à desidratação, potencialmente fatal. O ideal é consultar o médico.
Como é a prevenção do Rotavírus?
A boa higiene dos alimentos e das mãos, lavando-as antes e depois de utilizar o banheiro, é uma boa forma de prevenir o rotavírus. Outras formas de prevenção incluem:
- Lavar e desinfetar superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
- Proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (armazenar os alimentos em recipientes fechados);
- Guardar a água tratada em vasilhas limpas e de boca estreita para evitar a recontaminação;
- Não utilizar água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados;
- Ensacar e manter a tampa do lixo sempre fechada. Quando não houver coleta de lixo, este deve ser enterrado;
- Manter o aleitamento materno (aumenta a resistência das crianças contra as diarreias), evitando o desmame precoce.
Existe uma vacina contra o rotavírus que é capaz de prevenir a infecção pelo vírus. Ela é aplicada em duas doses, a primeira geralmente nos dois primeiros meses de idade. A vacina do rotavírus tem reações adversas, como febre leve, perda de apetite, diarreia e dor abdominal.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o rotavírus com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada