Roséola
A roséola é causada por uma variedade do vírus Herpes, o chamado tipo 6 (HHV-6).
O que é roséola?
Também chamada de exantema súbito, a roséola é uma infecção viral que afeta bebês e crianças até os 3 anos de idade, de forma mais comum, mas também pode resultar em sintomas em pacientes imunodeprimidos, que possuem o sistema imunológico mais debilitado, como pacientes com HIV ou mesmo pacientes que realizam tratamento contra o câncer e pacientes recém-transplantados.
Quais as causas de roséola?
A roseóla é causada por uma variedade do vírus Herpes, o chamado tipo 6 (HHV-6).
Quais os sintomas de roseóla?
Entre os principais sintomas de roseóla, podemos destacar:
- febre alta (a partir de 38 ºC) que surge subitamente;
- convulsões como resultado das temperaturas elevadas;
- nariz escorrendo;
- dor de garganta;
- incomôdo estomacal;
- linfonodos aumentados (as chamadas ínguas na lateral do pescoço)
- irritabilidade;
- perda de apetite.
Outro sintoma comum da roseóla é o surgimento de manchas avermelhadas e retas (ou seja, elas não se elevam em relação ao resto da pele) no corpinho do paciente. Essas manchas não coçam e surgem mais comumente no peito e na barriga.
Como é o tratamento de roséola?
Não há um tratamento específico contra o vírus causador da roséola. Por isso, tratam-se os sintomas da doença, como a febre e a dor de garganta.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.