Rinite não alérgica é um tipo de inflamação que atinge o tecido que reveste o interior do nariz (mucosas nasais) sem que a inflamação ou irritação seja causada por reação alérgica a materiais diversos, como poeira, pólen ou pelos de animais.
Rinite não alérgica é um tipo de inflamação que atinge o tecido que reveste o interior do nariz (mucosas nasais) sem que a inflamação ou irritação sejam causadas por reação alérgica a materiais diversos, tais como poeira, pólen ou pelos de animais. A inflamação do interior do nariz provoca inchaço, entupimento e produção de mais secreção do que o normal. Há várias causas possíveis, mas a mais comum é uma infecção viral.
Essa condição pode ser temporária, com o paciente apresentando episódios ocasionais de rinite não alérgica, em decorrência de uma infecção viral, por exemplo, ou pode ser crônica, quando a rinite não alérgica ocorre de forma frequente e se estende por semanas ou meses para ser curada.
Existem muitos motivos que provocam a rinite não alérgica. Um dos principais são as infecções virais, como a gripe comum, o resfriado e a gripe H1N1, por exemplo. Devido aos sintomas apresentados nessas doenças, o paciente pode desenvolver uma inflamação na mucosa nasal, que é característica da rinite não alérgica.
Ainda, alguns medicamentos e alterações nos indicadores hormonais podem desencadear crises de rinite não alérgica. Pacientes grávidas, por exemplo, podem desenvolver a rinite não alérgica durante a gestação.
Mudanças corporais devido à idade, alimentos, uso prolongado de descongestionantes nasais, exposição à fumaça e às substâncias irritantes também podem causar uma rinite não alérgica.
Para que a doença seja confirmada como rinite não alérgica e não uma apenas rinite, é preciso que o paciente realize testes de alergia e exames que ajudem a comprovar que ele não possui sensibilidade a alérgenos comuns causadores de rinite.
Ao contrário da rinite alérgica, esse tipo não é sazonal, embora os sintomas sejam iguais.
No entanto, entre os principais sintomas de rinite não alérgica, destacam-se:
Em alguns casos, os sintomas da rinite não alérgica podem desaparecer sozinhos, sem que haja necessidade de fazer tratamento. Nos casos em que ela é crônica, o paciente pode fazer uso de medicamentos que aliviam os sintomas, como analgésicos e descongestionantes (ajudam a conter a coriza).
A inalação,aingestão de bebidas quentes que auxiliam na hidratação e a lavagem do nariz, também podem aliviar os sintomas do paciente.
Isso irá depender do agente causador da doença. Se a causa ocorrer por conta de medicamentos ou produtos químicos que possam ser retirados, existe uma chance expressiva. Se a causa for hormonal, a rinite não alérgica se apresenta em períodos de exacerbação e depois apresenta melhora.
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenção, como:
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.