A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nas mucosas nasais.
O nariz é composto por mucosas que têm como função, umedecer, aquecer e filtrar os componentes do ar que respiramos, impedindo que partículas grandes de pólen, pó e pêlos, por exemplo, passem pelas vias respiratórias e cheguem até os pulmões.
A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nas mucosas nasais.
Ela pode ser classificada como rinite alérgica, quando a inflamação das mucosas nasais é causada por alguma substância classificada como alérgica, como a poeira encontrada nas casas e em determinados lugares, por exemplo, além de cheiros fortes, como o cheiro de tinta encontrado em locais que foram recém-pintados, dos ácaros e de pelos de animais domésticos.
A rinite também pode ser crônica, acontecendo quando a pessoa simplesmente não consegue se recuperar totalmente dessa inflamação, sendo que ela quase sempre apresenta um dos sintomas de rinite por 3 meses ou mais.
A rinite aguda ou infecciosa é aquela inflamação das mucosas do nariz cujos sintomas podem durar de 7 a 10 dias, sendo que essa condição pode ser chamada também de resfriado.
Entre os sintomas de rinite, podemos destacar:
De modo geral, a rinite aguda tem cura e o paciente se recupera naturalmente. A rinite alérgica e a rinite crônica não têm cura, mas a doença pode ter seus sintomas controlados.
Não existem remédios para a rinite, mas existem várias substâncias que podem ajudar o paciente a espirrar menos e podem auxiliá-lo a manter a coriza sob controle. São medicamentos descongestionantes e anti-histamínicos.
A lavagem do nariz com soro fisiológico também pode ser recomendada para aliviar o entupimento, assim como a boa higiene dos locais de convivência, evitando o acúmulo de pó e sujeira, que podem servir como gatilhos para uma crise de rinite alérgica.
Existe uma vacina para a rinite alérgica, que se encaixa na imunoterapia, um tipo de tratamento médico em que o paciente tem seu sistema imunológico fortalecido para combater ele mesmo as doenças que ele sofre, funcionando como uma forma de controle das reações alérgicas.
A Rede D’Or conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, sendo que os hospitais, ambulatórios, clínicas e consultórios médicos da Rede D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe.